Saiba como será construído o túnel imerso Santos-Guarujá

Empreendimento trará mobilidade urbana para a economia e turismo na Baixada Santista

ter, 03/09/2013 - 11h36 | Do Portal do Governo

O túnel imerso que ligará o município de Santos ao do Guarujá, no litoral paulista, usará tecnologia inédita no Brasil. A obra será em concreto armado com profundidade mínima de 21 metros, 1.700 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT (veículo leve sobre trilhos).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
 
O empreendimento, que será construído em 36 meses, está orçado em R$ 1,4 bilhão, incluindo projeto, licenciamento, obras, desapropriações e reassentamentos. O Governo do Estado negocia o financiamento da obra com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O aval para a contratação de financiamento com a instituição foi dado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em dezembro de 2012.

A decisão de implantar um túnel imerso, ligando Santos a Guarujá, foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo após a realização de um amplo estudo técnico da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A). Batizado de “Projeto Prestes Maia”, entre fevereiro e agosto de 2011, o estudo avaliou as características das demandas locais e regionais de tráfego, bem como alternativas construtivas para a transposição e suas respectivas relações de custos.

Do Portal do Governo do Estado