Ipeúna vai receber o programa Água Limpa

Serão retiradas 10 toneladas por mês de carga orgânica, impactando na preservação de bacias hidrográficas e na saúde da população

sáb, 10/08/2013 - 13h02 | Do Portal do Governo


Além de Cordeirópolis, o município de Ipeúna vai receber o programa Água Limpa. Por meio do convênio assinado pelo governador Geraldo Alckmin neste sábado, 10, o sistema de esgotamento sanitário terá capacidade para tratar o esgoto de 6.600 pessoas, o equivalente à população da cidade prevista para 2030. “Essa obra será licitada em duas semanas, até 20 de agosto ela estará licitada”, afirmou Alckmin.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Entre os serviços previstos estão 800 metros de interceptores, uma estação elevatória de esgotos, 84 metros da linha de recalque e 260 metros de emissários de esgotos tratados. O objetivo é complementar o sistema de esgotamento sanitário já existente em Ipeúna.

Em 2010, foram investidos R$ 2,1 milhões na construção de 8 lagoas. Agora o investimento do Estado será de R$ 3,7 milhões. Os serviços serão realizados pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). 

Saúde e Meio Ambiente 

O sistema de esgotamento sanitário tem papel fundamental como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas. ”Isso significa saúde e meio ambiente limpo”, disse Alckmin, após destacar que serão retiradas 10 toneladas por mês de carga orgânica do Córrego das Lavadeiras, “limpando o córrego e impactando diretamente na preservação das bacias hidrográficas dos rios Corumbataí e Piracicaba”. 

Sobre o programa Água Limpa  

O principal objetivo desse convênio é implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp. Criado em 2005, o programa é uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde. 

 “São Paulo vai universalizar o saneamento básico. A meta é universalizar os municípios no interior operados pela Sabesp até 2014, no litoral até 2016, na Região Metropolitana 2108/19”, finaliza o governador em Ipeúna.

Do Portal do Governo do Estado