SP prepara esquema de segurança para missa do papa Francisco em Aparecida

Centro Integrado de Comando e Controle funcionará dentro da Basílica de Aparecida e colocará aproximadamente 5 mil homens à disposição do evento

ter, 23/07/2013 - 19h18 | Do Portal do Governo

Cerca de 200 mil pessoas devem acompanhar a passagem do papa Francisco pela cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba. Para garantir a tranquilidade dos fiéis, foi elaborado um plano de segurança, que envolve órgãos como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O Centro Integrado de Comando e Controle, que funcionará dentro da Basílica de Aparecida, colocará aproximadamente 5 mil homens à disposição do evento, sendo 2,3 mil das forças estaduais de segurança. Segundo o major da PM Paulo Luiz, o planejamento da operação já vem sendo discutido desde maio, com vários órgãos de segurança.

“A Polícia Militar está participando com cerca de 2 mil homens. Nós reforçamos a parte de policiamento interno e externo da Basílica para garantir a segurança de todos os presentes durante o evento”, disse. O major revelou ainda que será realizado um esquema de revista nos fiéis que entrarem na Basílica.

O capitão do Corpo de Bombeiros Fabrício Lemos apontou que a corporação, que terá cerca de 260 homens no evento, agirá em duas frentes: uma preventiva e de resposta a emergências. “Na [frente] preventiva, já atuamos. Foram as realizações de vistorias, verificações das condições de segurança, principalmente capacidade de público e saída de emergência”, afirmou.

O papa Francisco celebra uma missa no Santuário Nacional na manhã desta quarta-feira, 24. A operação de segurança ainda terá o apoio de 3 helicópteros, 55 viaturas, 100 câmeras de monitoramento, além de corpo médico especializado.

Do Portal do Governo do Estado