Governador inaugura delegacia de polícia no Porto de Santos

Alckmin também anunciou uma série de medidas na área de segurança pública para a Baixada Santista

dom, 16/06/2013 - 16h02 | Do Portal do Governo

O Porto de Santos, o mais importante do país, recebeu na última quinta-feira, 13, uma delegacia de polícia. O prédio foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin, que também anunciou uma série de investimentos na área de segurança pública para a Baixada Santista. Entre as medidas está a criação do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública), que reunirá representantes das polícias Civil, Militar e Científica e membros de secretarias estaduais e da sociedade civil.

“O Gamesp é para discutir o que mais se pode avançar em segurança pública. É a união do Governo com as três polícias [Militar, Civil e Científica], mais as nove prefeituras, a Justiça e a sociedade civil”, disse Alckmin. Ações educativas e de prevenção, como programas e iniciativas socioculturais, esportivas e de lazer, também estão previstas no trabalho do gabinete.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

5ª Delegacia do Porto de Santos

Alckmin também inaugurou a 5ª Delegacia de Polícia do Porto de Santos, que vai ampliar a segurança pública da região. A unidade da Polícia Civil é especializada no atendimento a turistas. Seus policiais são preparados para receber pessoas de diversas nacionalidades.

“Aqui haverá delegados escrivães, investigadores, papiloscopistas, profissionais bilíngues com conhecimento marítimo e náutico. Essa delegacia especializada vai trazer mais e melhores condições de trabalho”, destacou o governador.

Em 2012, o porto de Santos recebeu mais de 1 milhão de turistas. Com a inauguração da delegacia, localizada dentro do porto, a segurança dos que passam pela cidade também será ampliada.

Dados da Secretaria de Segurança Pública revelam que de janeiro a abril de 2013 houve uma redução de 36% de homicídios na cidade de Santos, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Do Portal do Governo do Estado