Travessia Santos-Guarujá ganha nova lancha e ferry boat

Travessia de pedestres e ciclistas entre Santos e Guarujá ficará mais confortável para os 18 mil usuários que utilizam o serviço diariamente

qua, 17/04/2013 - 14h59 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou, nessa quarta-feira, 17, uma nova lancha de passageiros e uma nova balsa de veículos (FB 28) para a Travessia entre Santos e Guarujá. Com o início da operação, a travessia de pedestres e ciclistas entre a Praça da República (Santos) e Vicente de Carvalho (Guarujá) ficará mais confortável para os 18 mil usuários que utilizam o serviço diariamente.

“Nós estamos entregando hoje a primeira lancha Catamarã, mais moderna para substituir as lanchas da década de 1960, que têm mais de 50 anos”, disse Alckmin.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Com capacidade para 370 passageiros e 50 bicicletas, a nova lancha é fechada e equipada com ar condicionado, poltronas com encosto de cabeça e aparelhos de TV. “São lanchas modernas. A pessoa não precisa mais segurar a bicicleta, pode colocar e descansar no banco”, salientou o governador.

Renovação

Esta é a primeira das quatro lanchas deste tipo adquiridas pela Dersa para a Travessia de Pedestres. As demais devem entrar em operação ainda este ano – uma no primeiro semestre e duas no segundo. O investimento total do Estado nas novas lanchas é de R$ 26,8 milhões.

A aquisição das embarcações faz parte do Programa de Modernização das Travessias Litorâneas Paulistas, que prevê investimento superior a R$ 210 milhões. Com a chegada das novas embarcações, as antigas serão retiradas de operação gradualmente. A primeira a ser substituída será a Adhemar de Barros, com mais de 40 anos de uso.

Nova lancha para passageiros é mais moderna que as que estão em operação desde a década de 60 (Foto: Maurício Hummens)

Investimentos em Santos

Durante a entrega, Alckmin afirmou que já está tudo caminhando para o início da 1ª fase das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na região – que vai de Barreiro até o Porto – programada para maio.

De acordo com o governador, em maio terá será dado início ao alargamento da ponte da Barreira. Alckmin afirmou ainda que até o final do ano sai a licitação para o Túnel imerso de Santos – Guarujá.

Do Portal do Governo do Estado