“Meu Prato Saudável” dá dicas para mulheres evitarem doenças cardiovasculares

Receitas mostram que um prato saudável deve conter porções que contemplem carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais

qua, 13/03/2013 - 10h29 | Do Portal do Governo

O programa Meu Prato Saudável, iniciativa do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP, com a LatinMed Editora em Saúde, elaborou uma lista de alimentos voltada à proteção do organismo das mulheres contra doenças cardiovasculares.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

De acordo com o programa, um prato saudável deve conter porções que contemplem carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais. O ideal é preencher metade do prato com verduras e legumes (crus e cozidos), variando bastante a qualidade dos legumes e verduras, ingerindo alimentos de cores diferentes.

LEIA TAMBÉM
Levantamento revela aumento no número de mulheres internadas por infarto 

Na outra metade, coloque 1/4 de alimento rico em proteínas (frango, peixe, ovos, com pouca gordura), que pode ser complementada com leguminosas (feijão, grão de bico, soja, lentilha); e o outro 1/4 com alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral, rico em fibras (arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, farinhas).

Para mais informações sobre refeições saudáveis, acesse o portal do Meu Prato Saudável.

Do Portal do Governo do Estado