Alckmin visita bairro afetado pelas chuvas em Cubatão

No bairro da Água Fria, governador anunciou ajuda ao município com construção de casas e auxílio-moradia

qua, 27/02/2013 - 20h12 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin esteve nesta quarta, 27, no bairro da Água Fria, em Cubatão, um dos mais afetados pelas chuvas que atingiram a Baixada Santista. “Primeiro nossa solidariedade a todas as famílias, depois nosso compromisso de ajudar o município de Cubatão”, afirmou.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Acompanhado dos secretários de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, e da Habitação, Silvio Torres, Alckmin anunciou a construção de casas para as famílias afetadas e a reconstrução da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Pilões. Liberou também auxílio-moradia imediato para quem não tem onde ficar até os apartamentos ficarem prontos.

Equipes da Defesa Civil e da Sabesp também participaram da visita a Cubatão. A Defesa Civil está apoiando com doação de remédio, colchão e material de limpeza. Já a reconstrução da ETA de Pilões vai levar de 6 a 8 meses. A Sabesp vai adotar uma solução de emergência e dentro de 15 a 20 dias a estação volta a funcionar parcialmente.

Moradias

O governador também falou do empenho do Estado para a liberação de terrenos destinados à construção de novas moradias para as vítimas que perderam suas casas com as chuvas. Três áreas devem receber as unidades habitacionais. Um terreno será doado pela Prefeitura, onde serão construídos 800 apartamentos.

Outro local pertence à iniciativa privada, e a liberação está em processo de agilização junto ao Ministério Público para mais 800 moradias. A terceira área envolve questões ambientais do município e também deve receber 800 apartamentos.

Cubatão já possui 221 apartamentos prontos e 376 para serem entregues em abril, num total de 597 moradias. “Com duas mil moradias conseguimos resolver um problema antigo e grave”, lembrou o governador. No total, 3.700 moradias já foram destinadas para as famílias no município.

A Secretaria da Habitação vai permanecer na região para cadastrar os moradores que receberão o auxílio-moradia enquanto os apartamentos não ficam prontos. “Nós estamos aqui para ajudar, para buscar uma solução no que o Estado pode fazer de rápido”, disse Alckmin. “Vamos fazer o número de apartamentos necessário para todas as famílias irem para um lugar seguro. É nosso compromisso com a Água Fria”, completou.

Do Portal do Governo do Estado