PM de SP é a que mais investe em segurança no Brasil

Pesquisa do Ministério da Justiça revela que a Polícia Militar do Estado investe mais em segurança pública do que todas as PMs de outros estados juntas

qui, 21/02/2013 - 15h34 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa do Ministério da Justiça aponta que a Polícia Militar de São Paulo investe mais em segurança pública do que todas as outras Polícias Militares dos estados somados, incluindo o Distrito Federal. O estudo, denominado Perfil das Instituições de Segurança Pública 2013, destaca as ações do Governo de São Paulo na segurança pública. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Enquanto a PM de São Paulo investiu R$ 299 milhões em segurança em 2011 (ano referência da pesquisa), todos os outros estados somados e mais o Distrito Federal investiram R$ 271 milhões. Os dados são referentes a investimentos diretos, retirados os gastos de custeio como o pagamento de salários dos policiais militares.

Os números indicam que São Paulo investiu mais na compra de armas e coletes, na aquisição de viaturas, na compra de equipamentos de comunicação e implantação de sistemas informatizados de inteligência policial e em cursos de capacitação policial do que todo o resto do Brasil junto.

Jovens

Os investimentos da Polícia Militar de São Paulo em segurança pública refletem positivamente nas estatísticas de violência entre jovens. De acordo com o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência do Ministério da Justiça e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre as capitais, São Paulo é a que tem a menor vulnerabilidade juvenil à violência no país.

A pesquisa coletou dados de 283 cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes. O Estado também conta com sete das dez cidades mais bem posicionadas no ranking: Araraquara (274º), São Carlos (277º), Limeira (278º), Americana (279º), Birigui (280º), Valinhos (281º) e São Caetano do Sul (282º).

Do Portal do Governo do Estado