Governador participa da Operação Direção Segura

Em ação inédita no Brasil, além do álcool, operação Direção Segura fará testes para detectar consumo de drogas nos condutores

sáb, 09/02/2013 - 10h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta, 08, de uma blitz da Operação Direção Segura na zona norte da capital. “A lei é muito clara, se bebeu, não dirija”, disse. “No ano passado, nós tivemos no Estado 4833 homicídios e 5400 mortes no trânsito. Quer dizer, o trânsito mata mais que o homicídio e muitas dessas mortes são de madrugada.”

LEIA TAMBÉM:
Governo endurece fiscalização da Lei Seca
Homem conta como ficou tetraplégico vítima de motorista bêbado

No primeiro dia de ação integrada do novo Programa Direção Segura, 210 condutores foram abordados, com 209 testes realizados para detecção de álcool e um para drogas. Apenas um motorista se recusou a fazer o teste do etilômetro.

A operação foi realizada em três avenidas de grande circulação da zona norte da capital, nas proximidades do sambódromo. Ao todo, foram registradas 45 infrações – 14 pela condução de veículos após consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas. As demais infrações foram infrações de trânsito, como falta de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), licenciamento vencido e falta de cinto de segurança.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Dois condutores foram presos em flagrante pela presença de álcool em quantidade elevada ou pela detecção de drogas, e um pela recusa ao teste do etilômetro com a comprovação dos sinais notórios de alteração da capacidade psicomotora, o que configura crime de trânsito de acordo com a nova “Lei Seca”, regulamentada pela resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Todos os condutores identificados pelo Programa Direção Segura por consumir bebidas alcóolicas ou drogas foram multados em R$ 1.915,40, tiveram suas Carteiras de Habilitação apreendidas, e vão sofrer processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Integração

O governador ressaltou a importância da característica integrada da operação. Antes realizadas exclusivamente pela Polícia Militar, as operações agora vão reunir diferentes órgãos para agilizar as providências necessárias durante as abordagens.

Em acordo com a nova lei seca, a operação contará com câmeras para registrar imagens que poderão ser utilizadas como prova nos casos em que o motorista se negue a realizar os testes. “A ideia é ampliar gradualmente a operação da capital para a região metropolitana e o interior”, disse Alckmin, lembrando que mais de 3 mil policiais já realizam a fiscalização com o bafômetro nas rodovias de todo o Estado.

Ao todo, o programa Direção Segura vai representar um investimento, por parte do Detran.SP, da ordem de R$ 40 milhões. O valor inclui a aquisição de veículos, equipamentos e a operação do programa.

Do Portal do Governo do Estado