Governo de SP lança programa Alimentação Saudável

Alckmin autorizou a parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia para promover orientação a alunos e traçar perfil nutricional da rede estadual de ensino

seg, 28/01/2013 - 12h42 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação, deu início nesta segunda-feira, 28, a uma parceria com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) para o programa Alimentação Saudável. O objetivo do projeto é desenvolver conscientização sobre as boas práticas alimentares entre alunos da rede estadual de ensino.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“Há um binômio inseparável, que é educação e saúde. Não há saúde sem bons hábitos”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. O projeto-piloto será feito em 128 escolas estaduais da capital e Grande São Paulo. Inicialmente, atenderá 92 mil estudantes. A partir dos resultados obtidos, poderá ser gradativamente estendido às demais unidades da rede estadual.

Segundo o secretário-adjunto de Educação, João Cardoso Palma Filho, o propósito é aprimorar constantemente a alimentação oferecida aos alunos e incentivá-los a adotar atitudes voltadas à promoção da saúde. “A ideia é que os estudantes compartilhem com suas famílias o conhecimento adquirido para também melhorar os hábitos alimentares em casa.”

Alckmin destacou ainda, que a parceria com a SBC vai promover a capacitação de professores, preparadores de merenda, dirigentes escolares, melhoria nutricional da merenda e também um trabalho com os alunos, “um por um, com acompanhamento e orientação”, disse. A parceria também prevê um estudo para detalhar o perfil nutricional dos alunos, a avaliação vai aferir peso, altura e medir a circunferência abdominal de 13 mil jovens dessas escolas.

Do Portal do Governo do Estado