Botucatu terá primeira Pinacoteca do interior paulista

Convênio foi formalizado nesta quarta, 26, entre o governador Geraldo Alckmin e a prefeitura

qua, 26/12/2012 - 13h49 | Do Portal do Governo

O antigo prédio do Fórum de Botucatu será reformado para abrigar a primeira Pinacoteca do Estado no interior paulista. O convênio que possibilitará a instalação foi formalizado nesta quarta, 26, entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, e a Prefeitura de Botucatu.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Ao todo, o Estado repassará R$ 11 milhões para o município, responsável pela reforma e adaptação do edifício, que abrigará também o Museu da Arte Contemporânea Itajahy Martins. “Esperamos em 16 meses entregar tudo pronto, o restauro completo dessa obra de Ramos de Azevedo e a implantação da Pinacoteca do Estado em Botucatu, a primeira Pinacoteca do interior de São Paulo”, destacou Alckmin.

LEIA TAMBÉM
Governo transfere administração do Aeroporto de Botucatu para o município
Botucatu atinge 100% de esgoto tratado

Com a instalação da Pinacoteca em parceria com a Prefeitura local, o Estado cria um equipamento museológico que proporcionará a ampliação do acesso da população paulista a bens culturais de alta qualidade. A Pinacoteca Botucatu receberá, periodicamente, parte do acervo da Pinacoteca do Estado.

A primeira parcela do convênio, no valor de R$ 2 milhões, será repassada à Prefeitura de Botucatu ainda em 2012. A contrapartida da Prefeitura será a instalação da expografia do museu e o custeio do novo equipamento. Quando o edifício estiver pronto, a expectativa é de que as atividades culturais beneficiem as cidades distantes até 100 quilômetros de Botucatu.

Do Portal do Governo do Estado