Governo cede terreno para a construção de Reator Brasileiro, em Iperó

Em cerimônia, Alckmin cedeu terreno de 800 mil m², localizado próximo ao complexo tecnológico Aramar, da Marinha do Brasil

sex, 14/12/2012 - 16h13 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, 14, em Iperó, a declaração de utilidade pública de um terreno que abrigará o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). O laboratório permitirá, dentre outras atividades, a produção de radioisótopos (medicamentos fundamentais para diagnóstico e terapia de diversas doenças como o câncer).

LEIA TAMBÉM
Com investimento de R$ 9,7 mi, reurbanização em Iperó beneficia quase mil famílias 

O terreno cedido para a instalação do RMB tem 800 mil m² e está localizado próximo ao complexo tecnológico Aramar, da Marinha do Brasil. “Vamos ter um grande laboratório para ajudar a saúde do povo. O Brasil vai ficar independente para produzir rádio isótopos, para a medicina nuclear e outras atividades”, declarou o governador.

ASSISTA AO VÍDEO
Do laboratório ao dia a dia: entenda como o IPT está presente em sua vida

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no 
Facebook

Com a construção do Reator, que receberá R$ 1 bilhão em investimentos, será possível também realizar pesquisas nas várias áreas de aplicação da tecnologia nuclear, como agricultura, conservação de alimentos, ciência de materiais, energia e meio ambiente, entre outras, dando um novo impulso à medicina nuclear no Brasil.

Os radiofármacos são utilizados atualmente em mais de três milhões de procedimentos médicos por ano, em diversas áreas como cardiologia, oncologia, neurologia, entre outras, tanto para diagnósticos como para terapia.

Do Portal do Governo do Estado