Guia de Trânsito Animal Eletrônica beneficia criadores

Documento obrigatório para o transporte de bovinos e bubalinos agora poderá ser obtido pela internet

ter, 11/12/2012 - 13h35 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta, 12, os criadores paulistas serão beneficiados pelo lançamento da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA). A novidade, apresentada pelo governador Geraldo Alckmin nesta terça, 11, durante o 2º Encontro Estadual de Defesa Agropecuária, em Campinas, permite solicitar e imprimir a guia de transporte pela internet, sem ter de comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária toda vez que realizar o transporte de animais.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O volume anual de guias emitidas no Estado chega a 1,4 milhão. A guia eletrônica é fruto de um trabalho de informatização e investimento do Governo do Estado e da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). “É um grande ganho. O produtor rural tinha que ir até a Casa de Agricultura, às vezes em outra cidade, para tirar uma guia de transporte. Agora ele vai fazer tudo pela internet, pode emitir a guia da sua casa, não perde tempo e não gasta dinheiro”, afirmou o governador.

LEIA TAMBÉM
Estado libera R$ 19 milhões para a Defesa Agropecuária
Governo inaugura nova unidade do Detran-SP em Indaiatuba

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, explica que a guia eletrônica é válida para bovinos e bubalinos e em pouco tempo se estenderá para outros animais. Uma vez emitida, a guia deve estar em poder do criador durante todo o tempo em que os animais estiverem em trânsito. 

Segundo Mônika, o produtor deve comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária para fazer o cadastro como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações , fazer o cadastro da GTA que será emitida e informar a movimentação dos animais. O documento estará disponível no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Benefícios

A implantação da guia eletrônica trará benefícios como um maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de defesa, mais eficiência na gestão da rastreabilidade do trânsito de bovídeos e melhor controle sanitário do rebanho paulista. Para ter acesso ao novo sistema, o criador precisa estar com a vacinação do rebanho e as obrigações sanitárias em dia.

Do Portal do Governo do Estado