Oscar Niemeyer deixou sua marca em São Paulo

Arquiteto brasileiro reconhecido internacionalmente por seus traços modernistas, falecido nesta 4ª, projetou obras importantes na capital

qui, 06/12/2012 - 15h58 | Do Portal do Governo

A obra de Oscar Niemeyer (1908-2012) na cidade de São Paulo deixou um legado para a população. Uma de suas principais características era a preocupação em tornar a cidade mais acessível, projetando curvas livres, espaços amplos e edifícios com áreas térreas transitáveis pelos pedestres. Prédios no centro da capital, como o Copan, a Galeria Califórnia e o Edifício Eiffel, são exemplos dessa arquitetura.

LEIA TAMBÉM:
Nota de pesar – Oscar Niemeyer 

Na década de 1950, Niemeyer assinou um de seus principais marcos arquitetônicos, no Parque Ibirapuera, para a comemoração dos 400 anos da cidade de São Paulo. O arquiteto projetou a infraestrutura do parque, com área de 1,6 milhão de metros quadrados. Dentre as obras desse conjunto estão a Oca, uma estrutura circular, similar a uma construção indígena, projetada para receber grandes exposições, e o Auditório do Ibirapuera, construído em concreto branco armado e com uma espécie de língua de fogo, escultura do próprio arquiteto, que sai da porta de entrada do prédio.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Niemeyer também realizou outros importantes projetos na capital, como o Memorial da América Latina – equipamento do governo do Estado formado por um conjunto de oito edifícios voltados a exposições e mostras que divulguem as manifestações culturais latino-americanas -, e o Sambódromo do Anhembi, construído para a realização de uma das maiores festas do calendário paulistano, o Carnaval de São Paulo, sede também de grandes eventos, dos mais variados tema.

Do Portal do Governo do Estado