Operação Verão: Defesa Civil prepara população e equipe técnica

Morro do Marapé em Santos recebe treinamento para tempos de chuva

sáb, 01/12/2012 - 18h00 | Do Portal do Governo

Hoje foi dado o início da Operação Verão 2012/2013, operada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, com apoio das Defesas Civis Municipais, técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto Geológico (IG). Em seu primeiro dia, a cidade de Santos foi escolhida para um exercício simulado de desocupação e o terreno para treinamento da população e da equipe de socorro foi o Morro do Marapé.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Classificado como ambiente de risco muito alto, com grande probabilidade de escorregamento e rolamento de blocos rochosos, o morro teve bastante movimentação pela manhã deste sábado de 1º de dezembro. Técnicos da Defesa Civil e do IPT caminharam pelas encostas que abrigam uma média de 100 moradias pedindo para que as pessoas deixassem suas casas, como aconteceria em um caso real de chuva forte.

LEIA TAMBÉM
Litoral terá reforço de 1.715 PMs na Operação Verão

“Este exercício dá início à nossa Operação Verão, que é um acompanhamento mais crítico em época de chuvas, então este simulado tem o objetivo de preparar as comunidades para atuarem numa desocupação que se faça necessária”, explica o diretor estadual da Defesa Civil, Major Walter Nyakas Júnior, que também recordou que a Operação se dará, inicialmente, no período de 1º de dezembro a 30 de março. “A Operação é um momento em que a gente fica muito mais atento às condições meteorológicas. Ela funciona em cima de planos preventivos da Defesa Civil que abrangem os municípios mais vulneráveis do Estado sob três aspectos: acompanhamento meteorológico, vistoria de campo e acompanhamento de índices pluviométricos”, esclarece.

Morador do Marapé e membro voluntário do núcleo da Defesa Civil, Dalve Manoel Negrão dos Santos, conta que atuação feita há anos no morro melhorou a segurança, “hoje você já dorme mais tranquilo, antes começava a chover e o pessoal já ficava de plantão esperando que o pior acontecesse. Sempre procuramos a Defesa Civil, eles vêm, fazem o treinamento com a gente, igual agora, exatamente para proteção. Com isso já tivemos aí vários anos sem sérios problemas, como já teve no passado, então isso é muito bom”, define Dalve.

Do Portal do Governo do Estado