Vários destinos se misturam no Centro-Oeste Paulista

Dez cidades compõem um circuito turístico que abrange história e cultura em clima de interior

ter, 27/11/2012 - 18h24 | Do Portal do Governo

O coração do Estado guarda muitos lugares interessantes que misturam o toque do interior com várias atrações. No Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista, o visitante pode conhecer as dez cidades que compõem a região: Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, lacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Cada município revela um ponto único que embeleza a viagem. O turista pode criar várias rotas e escolher as peculiaridades que mais lhe interessar. Em Agudos, por exemplo, é possível conhecer o maior seminário católico da América Latina. O Seminário Seráfico Santo Antônio desperta os olhares com sua arquitetura européia e atrai pessoas de várias partes do mundo.

LEIA TAMBÉM
Bauru dá nome a sanduíche e guarda muito mais em suas terras

Avaí chama a atenção por abrigar a Aldeia Ekeruá, na Reserva Indígena Araribá. Povoada pelos índios Terena e Guarani, a área visa preservar os costumes da tribo e também auxiliá-los na sobrevivência com a venda de peças de artesanato.

Pederneiras, por sua vez, possui na Praça Campos Salles dois monumentos: o primeiro é uma homenagem aos heróis da Revolução de 32 e o outro, aos cem anos da cidade. E na Estação Paulista o visitante visualiza um dos pontos que motivaram o surgimento de várias cidades.

Quem chega à Praça da Matriz, em Duartina, logo de cara depara-se com o “barco palanque”. É isso mesmo! A estrutura é uma homenagem ao músico local Francisco Cimino Caetano e serve não só de decoração como também é utilizado durante festividades. E no Museu Histórico, mais de mil peças entre fotos e objetos versam sobre o passo do município.

Já os fãs de leitura devem visitar a Cidade do Livro. Lençóis Paulista leva essa fama uma vez que possui 120 mil exemplares, número superior ao de habitantes, que é de 62 mil. O turismo histórico está presente em Macatuba, cidade conhecida como Capital Nacional do Patriotismo.

Em Arealva, a atenção vai para a praia municipal às margens do Rio Tietê. Iacanga é ideal para quem gosta de pescar e em Piratininga dá para fazer um passeio tranquilo pela Praça Coronel Cardoso Franco.

Também merece uma visita Bauru, cidade que nomeia um famoso sanduíche. Entre os destaques estão o estádio do Noroeste, a Catedral do Divino Espírito Santo e o Centro Ferroviário. E para saber mais sobre Bauru, não perca na próxima sexta, 30, uma matéria especial sobre a cidade.

Do Portal do Governo do Estado