Governo do Estado firma parceria com a Holanda na área da Educação

Secretaria da Educação e Ministério da Educação, Cultura e Ciência holandês trocam tecnologias para aprimorar os ensinos técnico e de língua inglesa, além de desenvolver projeto de promoção do respeito à diversidade

qua, 21/11/2012 - 20h19 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quarta-feira, 21 de novembro, uma comitiva liderada pela família real dos Países Baixos, príncipe Willem-Alexander e princesa Máxima, para assinatura de convênio que visa estreitar as relações com a Holanda na área da Educação.

“Assinamos uma parceria muito importante com a Fundação Anne Frank para avançarmos ainda mais na questão da educação e da formação dos nossos jovens. São temas como humanidades, respeito à diversidade, formação profissional, habilidades nas áreas das nossas línguas, intercâmbio entre os nossos estudantes, enfim, grandes benefícios para melhorar a qualidade da escola pública do Estado de São Paulo”, afirmou Alckmin.

O objetivo da parceria registrada no documento assinado pelo secretário da Educação paulista, professor Herman Voorwald, e pelo secretário holandês, Sander Dekker, é criar ações que contemplem as áreas de tecnologia, de ensino técnico profissionalizante e do ensino de língua inglesa nas escolas da rede estadual paulista. A Holanda é referência em educação técnica e desenvolve um projeto bem-sucedido no ensino de língua estrangeira nos anos iniciais da educação básica, experiências que podem auxiliar no aprimoramento de projetos desenvolvidos na rede estadual.

Além dessas áreas de conhecimento, também está prevista pela parceria entre São Paulo e Holanda a promoção do Projeto Anne Frank. A iniciativa será desenvolvida em conjunto com o Sistema de Proteção Escolar para implantar um programa de respeito à diversidade e prevenção à violência e à intolerância por meio da educação pela paz. Entre as ações está prevista uma exposição itinerante e material didático específico sobre a temática.

Da Secretaria da Educação