SP realiza megaoperação de combate à dengue

Governador Geraldo Alckmin lembrou que números de contaminação no Estado têm diminuído desde 2010

qua, 21/11/2012 - 13h11 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira, 21, de uma mega operação organizada pela Secretaria de Saúde para acabar com os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A “Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue” se estenderá até 23 de novembro, com diversas atividades de conscientização espalhadas por todo o Estado.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Alckmin lembrou que os números de contaminação no Estado têm diminuído desde 2010. Neste ano, foram registrados 21.063 casos até o mês de novembro. O número é 76,5% menor do que o total do mesmo período em 2011, quando foram registrados 89.785 casos. Em 2010, 189.330 casos da doença foram diagnosticados.

Segundo o governador, “o aumento da temperatura, aumenta também a proliferação da dengue”. Para evitar novos casos da doença, Alckmin destacou o papel do cidadão no combate aos focos do mosquito. “A educação para a saúde é muito importante, cada um na sua casa, no seu quintal, olhando a geladeira, os vasos e as plantas”, disse.

Ao todo, 25 mil agentes vão atuar no combate ao mosquito. Só na capital, cerca de 50 agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) devem se mobilizar nos locais com grande incidência de dengue. A Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue terá atividades especiais, como panfletagens, pedágios, distribuição de adesivos e imãs de geladeira, palestras, apresentações de teatro, exposições e passeatas.

O secretário Giovanni Guido Cerri lembrou ainda da proliferação de um novo vírus da dengue Tipo 4. Segundo o secretário, “ninguém está imune a este vírus. Inclusive quem já foi contaminado por outros tipos do vírus, também corre risco de contaminação”, afirmou. O novo tipo da doença representa 17% dos casos de dengue no Estado de São Paulo. No entanto, de acordo com os médicos, o Tipo 4 não é mais perigoso que os demais e apresenta os mesmos sintomas de qualquer tipo de dengue: febre, dor de cabeça, dor no corpo, manchas vermelhas, vômitos e mal estar.

Do Portal do Governo do Estado