Funcionários do Poupatempo Sé são a prata da casa

Mais do que números, o grande atrativo da Unidade são seus funcionários. Alguns ergueram, como gostam de dizer, os primeiros tijolos de um dos programas mais bem-avaliados do governo do Estado

sex, 19/10/2012 - 20h15 | Do Portal do Governo



A Unidade Sé do Poupatempo, escolhida para receber as comemorações dos 15 anos do Programa, impressiona pelos números colecionados desde sua inauguração, em 1997. A Unidade já atendeu mais de 45 milhões de pessoas e todos os dias, mais de 7,5 mil pessoas aproveitam os 250 serviços prestados no Posto.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO POUPATEMPO SÉ

No entanto, mais do que os números, o grande atrativo do Posto são seus funcionários. Alguns ergueram, como eles mesmos gostam de dizer, os primeiros tijolos da Unidade. Para a gerente Candida Rocha Schwenck, a grandeza desses números está na humanização do atendimento. “O atendimento diferenciado traz alternativas e cuidados com os indicadores de qualidade. Isso faz com que o cidadão se sinta confortável e bem-atendido”, conclui.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Marinalva Souza, funcionária da Unidade Sé do Poupatempo, concilia seu trabalho atrás dos balcões com os serviços no entorno do Posto, ajudando moradores de rua a tirar documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho. “Muitos (moradores de rua) tentavam tirar documentos, mas iam até o portão e voltavam, pois achavam que seriam barrados. Depois que comecei a trazê-los comigo, eles perceberam que são pessoas comuns e que podem fazer tudo, assim como nós fazemos”, revela a funcionária.

O funcionário Gasparino Rodrigues de Souza, conhecido como Gaspar, trabalha na Unidade desde sua inauguração e relembra as dificuldades encontradas nos primeiros meses de trabalho. “Logo no começo, o Poupatempo funcionava até a meia-noite, porque a demanda era muito grande e tínhamos que levar as pessoas para casa. Mas quando terminávamos de levar o pessoal e chegava minha vez, já era hora de abrir o posto novamente”, relembra Gaspar.

O Posto da Sé, localizado na Praça do Carmo, s/nº, próximo ao marco zero de São Paulo, no centro da cidade, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.