Icesp conta com 36 voluntárias no apoio a pacientes com câncer

Profissionais e anônimos realizam desde o acompanhamento de pacientes oncológicos durante sessões de quimioterapia até a organização de chás-beneficentes, bingos e bazares

ter, 28/08/2012 - 19h00 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 28, comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado. A ocupação une profissionais e anônimos que doam parte de seu tempo para ajudar necessitados, enfermos e pessoas carentes nos locais onde elas estão mais vulneráveis, sabendo que um pequeno gesto pode fazer toda a diferença. No Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), os pacientes são amparados por 36 voluntárias que se revezam de seis em seis horas, todos os dias. Elas realizam desde o acompanhamento de pacientes oncológicos durante sessões de quimioterapia até a organização de chás-beneficentes, bingos e bazares.

LEIA TAMBÉM:
Voluntários dão suporte permanente no Emílio Ribas

ASSISTA AO VÍDEO:
Cantinho da beleza leva qualidade de vida a pacientes com câncer 

A coordenadora do programa de voluntariado do Icesp, Oli Minutti, atua como voluntária há dez anos. Aos 67 anos, a aposentada revela que não poderia fazer outra coisa, a não ser ajudar o próximo. “Desde minha juventude fui engajada e ajudava em comunidades carentes. Fiquei maravilhada com o trabalho realizado no Incor, então decidi iniciar meu trabalho”.

Oli relutou a atuar com pessoas portadoras de doenças cancerígenas, mas entendeu a importância de seu trabalho no dia a dia. “No Icesp, vemos pessoas mais sofridas. Os pacientes e os familiares ficam mais traumatizados e sensíveis. Estamos lá para dar todo o acolhimento aos pacientes. A nossa meta é tornar o ambiente mais leve e assim, a vida das pessoas o mais tranquila possível”

Se você deseja ser um voluntário, entre em contato com a Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas pelo e-mailvoluntarias.avohc@hcnet.usp.br ou pelo telefone (11) 2661-6342.

Do Portal do Governo do Estado