IPT inaugura equipamentos de ponta

Dentre as novidades que fomentarão a pesquisa e a inovação estão um simulador solar e um núcleo de bionanomanufatura

seg, 27/08/2012 - 20h31 | Do Portal do Governo

Durante posse do novo presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), nessa segunda, 27, o governador Geraldo Alckmin participou também da inauguração de um simulador solar no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O equipamento recebeu um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, sendo 90% do governo estadual e o restante do CNPq e FINEP. O simulador será essencial para determinar a eficiência energética de painéis coletores, além de realizar ensaios em sistemas fotovoltaicos para geração de energia e outras análises de equipamentos submetidos à influência do Sol.

LEIA TAMBÉM:
Instituto de Pesquisa e Tecnologia tem novo presidente

Também foram inaugurados hoje um novo forno de solidificação direcional de silício, importante no desenvolvimento do projeto que investiga rotas alternativas para a produção de silício grau solar (SiGS), matéria-prima na fabricação de coletores solares fotovoltaicos destinados à geração de energia elétrica.

Outra novidade é o novo núcleo de bionanomanufatura, que recebeu investimento de R$ 46 milhões. O prédio, de oito mil metros quadrados, será usado para o estudo de biotecnologia.

O governador também destacou o esforço do Estado na questão da energia renovável. “O mundo tem 13% de energia renovável na sua matriz energética, o Brasil tem 45%, São Paulo 55% e nossa meta para 2020 é alcançar 69%”, finalizou.

Do Portal do Governo do Estado