Grupamento aéreo da PM faz transporte emergencial de medicamento da capital até Santa Fé do Sul

Helicóptero Águia levou vacinas contra botulismo para atender rapidamente pessoas contaminadas e sob risco de morte

seg, 20/08/2012 - 15h03 | Do Portal do Governo



A Polícia Militar do Estado de São Paulo, através de seu Grupamento Aéreo, transportou soros contra botulismo da cidade de São Paulo até o município de Santa Fé do Sul, a 631 Km da capital, auxiliando na medicação de uma família contaminada.

A ação aconteceu nesse domingo, 19, depois que os policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar do Interior foram solicitados pela Santa Casa de Misericórdia do município de Santa Fé do Sul. Naquele hospital havia uma família (dois adultos e duas crianças) que estava contaminada por botulismo, necessitando tomar o soro num período máximo de 24 horas para sobreviver.

Como somente o Instituto Pasteur – localizado na cidade de São Paulo – teria esta vacina em estoque, o transporte por via terrestre não era viável, colocando em risco a vida daquelas pessoas. Diante da situação, uma equipe do 11º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, área central da capital, retirou as vacinas no Instituto Pasteur e levou até o HCOR na avenida Paulista, onde o Águia 16 pousou. De lá, o medicamento foi encaminhado até a cidade de Santa Fé do Sul, chegando aos pacientes, que estão em observação.

O tempo entre o chamado à PM do 11º Batalhão até a entrega do soro foi de apenas uma hora e meia, segundo a soldado PM Edna Moreira, que acompanhou a ação. “Os médicos ficaram muito agradecidos com nosso trabalho e até gravaram um depoimento em vídeo”, conta Edna. “A população da cidade também nos recebeu muito bem. Ficamos emocionados”, completa.

Do Portal do Governo do Estado