Unicamp traça perfil de crianças com câncer no município de Campinas

Estudo utilizou 180 prontuários do Hospital Boldrini, em período de 10 anos: de 1996 a 2005.

qua, 15/08/2012 - 15h50 | Do Portal do Governo

Um estudo realizado pela enfermeira Jane Kelly Oliveira Silva, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, aponta que os pacientes (crianças e adolescentes até 19 anos) podem levar até cem dias, dependendo do tipo de tumor, para serem encaminhadas ao tratamento adequado, no município de Campinas.

LEIA TAMBÉM
Campanha de atualização da caderneta de vacinação começa dia 18 
Unicamp promove nessa quarta encontro com expoente em educação
 
Colesterol alto atinge 30% das crianças com histórico familiar

O Centro Infantil Boldrini, é responsável por 85%, em média, dos atendimentos a crianças e adolescentes, diagnosticadas com câncer maligno. Embora apresente baixa incidência quando comparado a outros tipos de população, o câncer infantil é altamente letal, principalmente em casos com diagnóstico tardio. A taxa de morte da população analisada foi de 37%. Jane Kelly Oliveira Silva traçou detalhado perfil epidemiológico desses pacientes, tratadas no Hospital Boldrini. A enfermeira utilizou 180 prontuários do hospital no período de 10 anos, de 1996 a 2005.

O trabalho foi financiado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e utilizou o pioneiro sistema de georreferenciamento de dados, permitindo apontar as regiões onde há maior incidência de diagnósticos da doença.

Do Portal do Governo do Estado