Tem início a Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Até o dia 19, visitantes podem conferir vários lançamentos e também exposição

sex, 10/08/2012 - 16h11 | Do Portal do Governo

“Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas”. Esse é o tema da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começou ontem e segue até o dia 19 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento, que mistura literatura, diversão, negócios, gastronomia e cultura, reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras de todo o País. São quase 500 expositores que apresentarão a cerca de 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos.

A Imprensa Oficial estará presente e fará, no dia 15, às 12h30, o lançamento da 2ª edição do livro Retratos da Leitura no Brasil, co-edição com o Instituto Pró-Livro. O maior e mais completo estudo sobre os hábitos de leitura dos brasileiros virá em sua 2ª edição com mais informações, tabelas e textos a respeito de diversos temas analisados por especialistas. No mesmo dia, às 11 horas, haverá painel de debates entre o público e os autores do livro.

Durante toda a Bienal, o visitante poderá conferir também a exposição Conhecimento: Custódia & acesso, elaborada para celebrar os 30 anos do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP. Com curadoria do professor Marcos Galindo, a mostra ocupa 240 m² e conta a história do conhecimento humano, desde a criação do homem, retratada por Michelangelo, à informação digitalizada.

Entre os destaques, estão entrevistas com ex-alunos como Fernando Henrique Cardoso, Marcelo Tas, Miguel Nicolelis, eleito um dos dez pesquisadores do mundo, Mayana Zatz, Roberto da Matta e Menalton Braff sobre o papel das bibliotecas.

Pessoas com deficiência poderão recorrer a computadores preparados para leitura em braile e também ao áudio dos textos referentes aos painéis. Poderão também acompanhar os vídeos por legenda, além de usufruir de mapa e piso tátil. Em todos os espaços, a altura dos painéis e máquinas, os corredores de passagem e os pontos de acesso foram definidos em conformidade com os padrões internacionais de acessibilidade.

Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo
De 9 a 18, das 10 às 22 horas
Dia 19, das 10 às 20 horas
Visitação escolar: de 13 a 17 de agosto – agendamento pelo telefone (11) 3333-7066
Ingressos: R$ 12 e 6 (meia-entrada para estudantes acima de 12 anos, matriculados do Sesc e dependentes)
Entrada franca para profissionais da cadeia produtiva do livro, professores, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de visitação escolar, maiores de 60 e crianças até 12 anos

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial