Pesquisadores do IPT criam simulador para abandono de grandes áreas

Nova metodologia é a mais próxima em recriar uma situação de evacuação real

qua, 08/08/2012 - 16h03 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Laboratório de Segurança ao Fogo (LSF), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), desenvolveram uma metodologia para elaborar planos de abandono em espaços com grande número de pessoas, como aeroportos, ginásios esportivos, centros de convenção, estações de trem e metrô, estádios, dentre outros.

LEIA TAMBÉM
1ª Semana de Física da Unesp São José do Rio Preto recebe inscrições
USP promove feira de Inovação e Empreendedorismo

Para executar esse estudo de forma convencional, seria preciso realizar exercícios in loco com a população real, o que seria impraticável. A metodologia utiliza modelos computacionais para simular o movimento das pessoas nas dependências dessas edificações, buscando alternativas eficientes para as ações de abandono em situações de rotina e de emergência, como incêndios, conflitos, ameaças terroristas e catástrofes naturais.

“Esse recurso é de extremo auxílio na identificação de cenários críticos”, afirma Rodrigo Machado Tavares, pesquisador do LSF. Com a metodologia, também é possível calcular índices, como fluxo de pessoas, assim como o cálculo dos tempos parcial e total de abandono para cada situação.

Do Portal do Governo do Estado