Rede Lucy Montoro reúne histórias de superação

Programa do governo do Estado é referência em reabilitação multidisciplinar à pessoa com deficiência física

sex, 03/08/2012 - 19h21 | Do Portal do Governo



O comerciante Elias Rozendo Souza, de 52 anos, tem uma trajetória impressionante. Em dezembro de 2010, ele sofreu um grave acidente de carro que o deixou tetraplégico. Após passar pelo pronto-atendimento em um hospital próximo ao local onde ocorreu o acidente, Souza foi transferido para o Hospital das Clínicas (HC), na capital paulista, onde fez algumas cirurgias e teve melhoras significativas. Foi então encaminhado a uma unidade da rede de reabilitação Lucy Montoro, onde passou por sessões de fisioterapia, terapia ocupacional e robótica. 45 dias depois, saiu do hospital. Andando.

“Voltei a ter os movimentos de antes do acidente”, comemora. “Minha recuperação foi um misto de excelente tratamento, em que tive acesso à alta tecnologia e a uma equipe de grande profissionalismo, e um milagre de Deus.” Souza continua sendo acompanhado por fisioterapeutas da Lucy Montoro para melhorar a força muscular, ainda um pouco debilitada.

LEIA TAMBÉM
Laboratório de Robótica reabilita pacientes em SP

ASSISTA AOS VÍDEOS
Estado conta com cuidadores de pessoas com deficiência
Programa Ligado leva crianças com deficiência a diversas atividades 

A rede Lucy Montoro é referência em reabilitação multidisciplinar à pessoa com deficiência física. Hoje, são 14 unidades fixas em funcionamento no Estado, nas cidades de Campinas, Fernandópolis, Jaú, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Mogi Mirim e São Paulo – essa última com cinco unidades: Vila Mariana; Morumbi; Lapa; Jardim Umarizal; e Clínicas. A previsão é que a rede conte com 19 delas até 2014. 

Há ainda uma unidade móvel da rede, que atende às demandas mais urgentes de fornecimento de órteses, próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção em todo o Estado. A unidade móvel já visitou as regiões do Vale do Paraíba, Sorocaba, Piracicaba e Campinas, Jaú, Avaré, Peruíbe, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, além da capital. 

Quando completa, a rede terá capacidade de 200 mil atendimentos por mês e empregarão equipes multidisciplinares, formadas por mais de 500 profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos.  

SERVIÇO
Rede Lucy Montoro
Atendimento: gratuito, mediante encaminhamento por um profissional de saúde 
Mais informações: www.redelucymontoro.org.br

Do Portal do Governo do Estado