Alckmin autoriza aquisição de mais 65 novos trens para a CPTM

Novos trens e investimentos na rede de energia e na sinalização vão permitir a diminuição dos intervalos entre os trens

sex, 03/08/2012 - 13h10 | Do Portal do Governo

Na manhã desta sexta-feira, 3, o governador Geraldo Alckmin autorizou o início de uma concorrência nacional para a aquisição de 65 novos trens para a CPTM. Esta é a maior compra de trens realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em um único certame. Com este novo lote, 85% da frota metropolitana estará completamente renovada para trazer mais agilidade aos passageiros.

LEIA TAMBÉM
CPTM tem autorização para levar trem até Alphaville
Presidente Altino terá pátio de manutenção de trens
Governador entrega trens e anuncia R$ 555 milhões para a CPTM

“Com os novos trens, os investimentos na parte de energização de rede aérea e a parte de sinalização, nós vamos diminuir o tempo de intervalo entre os trens. Hoje, as linhas 9 e 11 têm intervalo de quatro minutos, na linha 10 o intervalo é de cinco minutos e as linhas 7, 8 e 12 têm intervalos de seis minutos. Todas elas terão os intervalos reduzidos para três minutos”, afirmou Alckmin.

Os novos trens terão oito carros com salão contínuo e serão acessíveis para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, contando com dispositivos de orientação para deficientes visuais e auditivos. As primeiras unidades devem começar a ser entregues em 2014.

Desenvolvimento econômico

Além de reforçar a frota, a compra dos novos trens também mantém aquecida a indústria ferroviária brasileira. Esta aquisição vai gerar novos negócios e contribuir com o aumento da geração de empregos no setor. O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, sinalizou que com os projetos do Estado a indústria ferroviária vai permanecer em crescimento.

“Nós já temos comprados e em fase de compra 2.002 carros, e esse processo não está encerrado. Para a segunda fase da Linha 4 serão comprados mais 14 trens, a Linha 6 deverá conter cerca de 22 trens, a Linha 15 tem 33 trens previstos e a Linha 18 terá 20 trens, totalizando mais 534 carros”, lembrou o secretário.

Tecnologia

A retomada da indústria vai além da fabricação de trens. Com a aquisição de equipamentos de última geração, o Metrô e a CPTM estão recebendo investimentos tecnológicos para um novo sistema de sinalização que permitirá a redução dos intervalos e vai incluir funções de automatismo como regulagem do sistema e abertura e fechamento de portas, por exemplo.

Do Portal do Governo do Estado