Ipem-SP trabalha visando a proteção do consumidor

Lista de itens fiscalizados pelo instituto envolve produtos essenciais para o dia-a-dia da população

qui, 02/08/2012 - 13h14 | Do Portal do Governo

Órgão delegado do Inmetro e autarquia vinculada a Secretaria da Justiça, o Ipem-SP tem a missão de promover a execução da política metrológica e da qualidade de produtos e serviços, visando a proteção do consumidor durante as transações comerciais e a orientação para o consumo, garantindo o respeito à sociedade e o direito à cidadania.

O trabalho minucioso e diário do instituto abrange os 645 municípios do Estado, com o objetivo de coibir as práticas ilegais, que prejudicam o consumidor. Uma imensidão de produtos e instrumentos utilizados pela população diariamente precisam ser ensaiados, calibrados, medidos e pesados e é aí que entra o Ipem-SP, ao garantir a confiabilidade das medições.

LEIA TAMBÉM
Conheça os critérios de classificação dos itens analisados pelo Ipem-SP

Desde o hidrômetro, ao ligar o chuveiro ou a torneira para fazer o café; os produtos alimentícios, entre eles leite, café, pão de forma, geléias e requeijão; taxímetros; bombas de combustível; balanças do comércio em geral e até mesmo o extintor, termômetros, os aparelhos de medir a pressão arterial (esfigmomanômetros) são verificados pelas equipes de fiscalização formada por mais de 300 especialistas e técnicos, em todo o Estado de São Paulo.

A longa lista de itens fiscalizados pela autarquia também envolve produtos como fios e cabos elétricos, botijões, mangueiras e reguladores de gás de cozinha, preservativos masculinos, capacetes para motociclistas, brinquedos, entre outros, que têm seu processo de fabricação regulamentado pelo Inmetro e devem, obrigatoriamente, conter o símbolo de Identificação da Certificação.

Do Portal do Governo do Estado