Precaução contra gripe vale para o ano todo

Apesar de o número de mortes causadas por complicações da gripe H1N1 ter aumentado no inverno, em relação ao do ano passado, não há anormalidade epidemiológica no Estado

seg, 30/07/2012 - 13h01 | Do Portal do Governo

Nos meses de inverno, é preciso se precaver ainda mais contra as gripes, que costumam ocorrer com maior frequencia. A recomendação, além da vacinação para os grupos considerados prioritários – idosos, gestantes, imunodeprimidos e crianças entre seis meses e dois anos de idade -, é reforçar medidas de higiene, cobrir a boca ao tossir e espirrar, além de ficar em locais mais arejados, evitando, assim, o contágio da doença.

Segundo os últimos dados da secretaria de Estado da Saúde, o Estado de São Paulo registrou 146 casos graves para H1N1, com 29 óbitos – quase 20% do total de casos. Mas os números dessa gripe registradas no Estado neste ano ainda são muito inferiores dos registrados em 2009, durante o período de pandemia, quando o Estado registrou cerca de 600 óbitos pela doença. “Os casos graves de 2012 aconteceram com pessoas dos grupos de maior risco”, diz o infectologista e diretor do Instituto Emílio Ribas, David Uip, que cita ainda um dado importante: a adesão à vacinação contra a gripe por essas pessoas foi de 75%. Ou seja, uma parcela importante – 25% – estaria desprotegida por falta de prevenção.

Segundo Uip, por tratar-se de uma gripe comum, assim como outros tipos de vírus de gripe circulantes (A sazonal e B sazonal), a maioria das pessoas que contraem gripe influenza A (H1N1) nem chega a procurar auxílio médico. São notificados apenas os casos graves, quando a gripe evolui para Síndrome Respiratória Aguda Grave. “Não há qualquer anormalidade epidemiológica no Estado em relação à gripe A H1N1”, diz o especialista.

A secretaria da Saúde segue todas as diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde em relação ao controle da doença.

Do Portal do Governo do Estado