Qualidade dos rios paulistas apresenta melhora

Relatório federal destaca melhoria nos rios Cubatão, Tietê, Capivari, Paraíba do Sul e Paraná após obras da Sabesp

qua, 25/07/2012 - 10h27 | Do Portal do Governo

A qualidade dos rios paulistas melhorou, segundo o mais recente relatório da Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento apontou medições positivas para os rios Cubatão, Tietê, Capivari, Paraíba do Sul e Paraná. O documento destaca os investimentos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) nas cidades atendidas pela empresa. 

LEIA TAMBÉM
Investimentos da Sabesp melhoram qualidade do Rio Paraíba do Sul

O relatório “Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2012” relaciona os 47 pontos de medição onde houve evolução entre 2001 e 2010 no país. Desses, 37 estão em rios paulistas. A ANA ressalta que São Paulo foi “um dos Estados que mais investiram em saneamento na última década”. São citadas obras da Sabesp na capital, na Baixada Santista, no Litoral Norte, no Vale do Paraíba e nas regiões de Campinas e Presidente Prudente. 

Para fazer a comparação, a ANA utiliza o Índice de Qualidade das Águas (IQA). Esse parâmetro reúne diversas análises e é resumido com uma nota de 0 a 100. Na Baixada Santista, a nota do Rio Cubatão subiu de 49 para 58, o que elevou suas águas de regulares para boas. 

Do Portal do Governo do Estado