Em SP, empreendimento habitacional é referência em sustentabilidade

Padrão paulista levou projeto a receber o primeiro Selo Casa Azul – categoria Ouro, da Caixa Econômica Federal

qui, 05/07/2012 - 19h33 | Do Portal do Governo

Dois importantes pilares dos novos condomínios residenciais que beneficiarão a população de Santo André, conforme anúncio realizado hoje pelo governador Geraldo Alckmin, são sustentabilidade e acessibilidade. Os 880 apartamentos serão distribuídos em quatro condomínios, todos com áreas verdes, de lazer e recreação, quadra poliesportiva e espaço de convívio. O empreendimento paulista foi o primeiro do País a receber o Selo Casa Azul – categoria Ouro, referente a sustentabilidade e emitido pela Caixa Econômica Federal.

O programa Casa Paulista, da Secretaria de Estado da Habitação, aprimorou os padrões de sustentabilidade, determinando a incorporação de elementos como lâmpadas fluorescentes, descarga seletiva nos banheiros e sensores de presença nas áreas externas.

O programa estadual também determinou acessibilidade para cadeirantes na cozinha e no banheiro; pé direito mais alto que o projeto original, proporcionando maior ventilação e iluminação naturais; laje; e esquadrias de alumínio. Cada apartamento terá dois dormitórios, sala e cozinha conjugadas, área de serviço coberta, banheiro e varanda, piso cerâmico em todos os cômodos e azulejos nas paredes molhadas.

As obras, oriundas da parceria entre os governos do Estado e federal, terão início imediato e devem ser concluídas até setembro de 2013. As famílias beneficiadas possuem renda de até três salários mínimos e terão atendimento prioritário aquelas residentes em áreas de risco, favelas, mananciais e cortiços.

Do Portal do Governo do Estado