Instituto do Câncer soluciona dúvidas por telefone

Projeto Alô Enfermeiro já atende 90% dos pacientes do Icesp, que recebe 2,5 mil ligações ao mês

seg, 02/07/2012 - 18h07 | Do Portal do Governo

Os pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) não precisam se deslocar para tirar dúvidas a respeito da doença. Mais de 90% deles já utilizam o serviço telefônico do Alô Enfermeiro, projeto do Icesp criado para tirar dúvidas oncológicas. Mensalmente, são cerca de 2,5 mil ligações.

A maior fonte de dúvidas entre os pacientes – 60% das perguntas – está relacionada aos sintomas que surgem nos dias seguintes à aplicação da quimioterapia, como diarréia, febre, queda de cabelo, fadiga, náusea e calor excessivo. Os usuários também indagam sobre assuntos relacionados às atividades cotidianas: se é permitido depilar-se ou fazer a barba, como é a alimentação adequada durante o tratamento e a forma de ingestão das medicações prescritas.

Implantado no modelo de enfermeiro de referência – em que o mesmo profissional acompanha o paciente do início ao fim do tratamento -, o projeto permite ao paciente realizar os questionamentos a um profissional que conhece seu caso e seu histórico. Para isso, o Icesp utiliza um ramal móvel, conseguindo atender às ligações em qualquer local do hospital.

Do Portal do Governo do Estado