Alckmin inaugura o novo Parque Estadual do Belém

Espaço entregue nesse sábado, 23, oferece esporte, educação, cultura e lazer

sáb, 23/06/2012 - 14h29 | Do Portal do Governo

Com investimento de R$ 37 milhões, o governador Geraldo Alckmin, entregou nesse sábado, 23, o novo Parque Estadual do Belém, na zona leste da capital, projeto que conta com diferentes equipamentos esportivos e culturais que foram instalados ao longo dos 210 mil m² de área do terreno.

Além de diversão para toda a família, o Parque oferece uma unidade do programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, que promoverá cursos de iniciação artística para crianças e jovens e atividades de difusão para toda a comunidade.

LEIA TAMBÉM
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha: espaço aberto à população
Fábrica de Cultura Jardim São Luís: múltiplos espaços para o conhecimento
Fábrica de Cultura Sapopemba: 6,8 mil m² de arte e cidadania
Fábrica de Cultura Curuçá: ponto de encontro do bairro

No parque, a população vai contar com uma Etec (Escola Técnica Estadual), com um café e uma futura biblioteca nos mesmos moldes da Biblioteca do Parque da Juventude. Além disso, Alckmin anunciou a abertura de cursos noturnos para a terceira idade na 6ª unidade inaugurada da Fábrica de Cultura do Parque do Belém. 

“Hojé é um dia de grande conquista para o Estado de São Paulo, o que antes era a Febém, hoje é um parque, o Parque do Belém. Nós tínhamos uma Febém no Ipiranga, hoje temos o Parque das Fontes do Ipiranga. Onde era o Carandiru, hoje é o Parque da Juventude. E agora o Parque do Belém no Tatuapé”, comentou Alckmin.

O governador destacou que a Febém desativada no local faz parte da iniciativa do Estado em descentralizar esse tipo de reformatório. Hoje o modelo em vigência é o da Fundação Casa: espaços menores com diversas atividades para reintegração. “O modelo da Fundação Casa contempla casas menores e descentralizadas. Hoje são 20 casas da Fundação, que oferecem atividades culturais, esportivas e cursos profissionalizantes para os jovens internos”. 

Construção de casas populares

Outro anúncio feito pelo governador foi a construção de casas populares na antiga favela Nelson Cruz que abriga mais de 500 famílias. “Vamos fazer os conjuntos habitacionais dos Programas Casa Paulista e Minha Casa, Minha Vida. Quem está em submoradia, vai ter uma moradia boa e digna, e a região será toda urbanizada”, finaliza.

SERVIÇO
Novo Parque Estadual do Belém
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2.231 – São Paulo 

Do Portal do Governo do Estado