Cetesb reforça fiscalização contra emissão de fumaça preta

Operação, realizada no período com maior concentração de poluentes do ano, começa hoje

qui, 14/06/2012 - 15h43 | Do Portal do Governo

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente começam a fiscalizar, nessa quinta, 14, os veículos que emitem fumaça preta em excesso. Serão 21 pontos de fiscalização nas principais rodovias do Estado. A operação se estenderá até o fim de agosto, cobrindo, assim, o período mais frio e seco do ano, com menor dispersão de poluentes atmosféricos.

Também haverá uma campanha de conscientização dos motoristas de veículos diesel, no próximo dia 19, no pátio do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), que recebe cerca de 3 mil caminhões por dia. No site da Cetesb, é possível denunciar veículos a diesel que emitem fumaça preta.

Nos primeiros quatro meses de 2012, foram multados 4.373 veículos emitindo fumaça preta. Em 2011, esse número foi de mais de 16 mil veículos. A multa ambiental básica por emissão excessiva de fumaça preta é de 60 UFESPs (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), que correspondem a R$ 1.106,40 (a unidade da UFESP equivale, em 2012, a R$ 18,44). Em casos de reincidência, os valores cobrados são dobrados, até o máximo de 480 UFESPs. Para incentivar a conscientização do proprietário – quando não se tratar de reincidência – o valor da multa pode ser reduzido em 70%. 

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo