SP define estratégias para combater arrastões em bares e restaurantes

Datas comemorativas como o Dia dos Namorados terão operações especiais e policiamento reforçado

ter, 12/06/2012 - 13h39 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta terça-feira, 12, autoridades de segurança e representantes de bares e restaurantes para traçar estratégias de combate aos arrastões em estabelecimentos. “Para o Dia dos Namorados, além dos 3,5 mil policiais e das 942 viaturas nas ruas até a madrugada, teremos reforço de mais 390 policiais militares, 215 viaturas e 70 motos”, afirmou Alckmin.

LEIA TAMBÉM
Apoio da população ajuda no combate a arrastões

O Secretário de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, ressaltou que o trabalho articulado das polícias civil e militar já está trazendo bons resultados para São Paulo. “São várias quadrilhas atuando em São Paulo, a maior parte delas composta por adolescentes. Estas quadrilhas estão identificadas e algumas já foram presas. 70% dos casos já foram esclarecidos”. 

Foram definidas quatro estratégias para contribuir com a prisão de bandidos envolvidos em arrastões. A primeira é a prevenção para inibir a ação dos criminosos, como reforço da iluminação das entradas dos locais e a instalação de botão de pânico nos estabelecimentos. As ações de polícia foram definidas como a segunda estratégia a ser adotada para garantir a segurança dos frequentadores.

O programa vizinhança solidária, que já foi realizado no Estado, também faz parte do conjunto de estratégias. Cada pessoa é orientada a colaborar com a vigilância de seu bairro e sempre acionar a polícia quando notar algo estranho. Outra medida que já vem sendo adotada é a investigação e solução rápida de crimes.

Também foi discutida a questão dos receptadores. A população deve ser estimulada a fazer denúncias anônimas quando souber da existência de um receptador de objetos roubados.

Do Portal do Governo do Estado