Governador inaugura navio Alpha Crucis

Navio oceanográfico aumentará a competitividade da ciência brasileira; investimento foi de 11 milhões de dólares

qua, 30/05/2012 - 19h51 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nessa quarta, 30, o novo navio oceanográfico brasileiro, Alpha Crucis, comprado em parceria pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Universidade de São Paulo (USP). “Esse é mais um fruto dessa ótima parceria entre a Fapesp e a USP, que, além do Alpha Crucis, também terá o Alpha Delfini, um navio novinho, um pouco menor, que será entregue em breve para aprofundar as nossas pesquisas oceanográficas”, afirmou o governador durante o evento.

O início da operação do Alpha Crucis, no segundo semestre deste ano, aumentará a competitividade da ciência brasileira em oceanografia. Com grande autonomia para permanecer em alto-mar – até 40 dias sem reabastecimento – e capacidade de transportar equipes maiores de pesquisadores e especialistas de várias disciplinas, a embarcação vai incrementar pesquisas no país e facilitar projetos colaborativos entre cientistas no Brasil e em países que realizam estudos no Atlântico Sul, um dos oceanos menos conhecidos do mundo.

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A Fapesp adquiriu o navio (então chamado Moana Wave) da Universidade do Havaí, em 2010. O projeto para compra da embarcação, hoje batizada com o nome da estrela que representa São Paulo na bandeira do Brasil, foi apresentado pelo Instituto Oceanográfico da USP em março de 2010. O instituto será responsável pela gestão do uso e pela manutenção do navio.

O processo de aquisição nos Estados Unidos, de reforma e transferência do navio para o Brasil durou 15 meses, até 29 de março, quando o Alpha Crucis iniciou a viagem de 43 dias até o Porto de Santos. O custo final do navio foi de 11 milhões de dólares, entre recursos da Fapesp e da USP.

Projeto Moderno

O projeto para equipar o Alpha Crucis tem concepção moderna e foi planejado para também atender necessidades de pesquisas em biodiversidade e mudanças climáticas. Com 64 metros de comprimento por 11 de largura, a embarcação tem dois motores e um sistema que permite que ela fique parada em alto-mar para pesquisas sobre correntes marinhas. Entre outros instrumentos instalados estão uma ecossonda multifeixe, que permite fazer o levantamento do relevo do fundo do oceano; dois sistemas acústicos para medição de correntes marinhas; uma estação meteorológica completa e uma sala de computadores para integrar dados que poderão ser usados pelos cientistas durante as expedições.

Do Portal do Governo de São Paulo