Polícia educa crianças contra o uso das drogas

Proerd, programa da Polícia Militar, educa alunos entre 9 a 12 anos na rede pública

ter, 22/05/2012 - 20h18 | Do Portal do Governo



“O Proerd é bem educativo e ensina bastante sobre a violência, droga, bebida e cigarro“. Carolina Silva de 9 anos aprendeu direitinho as lições do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas da rede estadual com crianças de 9 a 12 anos. Ela acaba de se formar ao lado de outras 1200 crianças.

Os educadores do Programa são Policiais Militares voluntários que passam por um processo seletivo e participam de um curso de 80 horas antes de começarem a trabalhar com as crianças. Além do combate às drogas e à violência, os policiais ensinam como tratar questões como a influência das amizades durante a infância e a adolescência.”O Proerd é um pacote educacional. Ele é desenvolvido por um profissional de segurança pública com base pedagógica”, explica o Tenente-Coronel Eduardo Agrella.

De acordo com o Tenente-Coronel, o Proerd ensina lições de cidadania e aproxima as crianças dos policiais: “o policial é um amigo. Entre o bem e o mal, ele é um agente do bem “. Para a soldado Eliane Castro de Oliveira, que participa do Proerd há um ano e meio como educadora, o Programa incentiva a amizade entre os policiais e as crianças. “Eles têm um carinho e se apegam ao policial porque nós ficamos muito próximos deles”. 

Assista ao vídeo da reportagem sobre o Proerd.

Do Portal do Governo do Estado