Hospital das Clínicas amplia pesquisas sobre TOC em crianças e adolescentes

Pessoas entre 6 e 17 anos de idade que apresentem comportamentos repetitivos podem participar da seleção

ter, 08/05/2012 - 10h58 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está ampliando suas pesquisas sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) em crianças e adolescentes. O objetivo de individualizar o tratamento. Os novos estudos pretendem ajudar a definir qual sequência de tratamentos é mais adequada e se existem diferenças entre iniciar com medicamentos ou com terapia cognitiva-comportamental. Levam-se em conta diversas características dos pacientes, como sexo, idade de início dos sintomas e presença de outros diagnósticos psiquiátricos concomitantes.

Conhecendo as características dos pacientes e os fatores que influenciam a resposta aos diferentes tipos de atendimento, ficará mais fácil oferecer tratamentos de primeira linha na rede pública. Para isso, foi desenvolvido projeto de tratamentos sequenciais randomizados, chamado Smart (Sequential Multiple Assignment Randomized Trial, em inglês). O estudo vai oferecer avaliação da saúde mental dos participantes, e o tratamento poderá ser realizado com uso de medicamentos ou com terapia cognitiva-comportamental em grupo. O acompanhamento especializado tem duração de um ano.

Crianças e adolescentes de seis a 17 anos que apresentem pensamentos, imagens ou impulsos repetitivos e comportamentos repetitivos podem ser inscritos para participar da pesquisa pelo telefone (11) 2661-7594.

Do Portal do Governo do Estado