Alckmin inaugura Terminal Metropolitano em Guarulhos

Serão beneficiados 25 mil usuários/dia, com integração física entre linhas da EMTU/SP e municipais

qua, 02/05/2012 - 13h16 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 2, o Terminal Metropolitano Taboão, em Guarulhos. Operando com quatro linhas metropolitanas, 17 municipais e investimento de R$ 14,7 milhões, o terminal beneficia diretamente 25 mil usuários/dia do município e da região norte de São Paulo. A operação começa no próximo sábado, 5.

“Estamos dando um passo importante na Região Metropolitana de São Paulo. Integrando os modais, com corredores de ônibus exclusivos e rápidos, a gente imagina que a população vai ganhar 25% a menos na sua viagem para São Paulo, com mais segurança, conforto e total acessibilidade”, destacou o governador. 

Alckmin adiantou que o Estado vai estudar a integração do bilhete eletrônico, para que o usuário possa utilizar o mesmo bilhete em Guarulhos e também no ônibus da EMTU. “Temos aqui um investimento metropolitano muito importante integrando também com a ciclovia, todos os terminais com acessibilidade para pessoas com deficiência e com bicicletário, procurando facilitar a vida da população”, disse.

Estrutura

O passageiro contará com integração física entre as linhas intermunicipais e municipais em local com toda a infraestrutura necessária, como rampas, passeios, WC, piso podotátil, plataforma elevada de 28 cm, corrimão e guarda-corpo, sinalizações visual e tátil de ambientes, lanchonete e bicicletário.

Com 4.300 m2 de área construída, o terminal faz parte do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi), com 32,3 km de extensão, que suprirá importante demanda de transporte público sobre pneus na ligação entre a capital e o segundo município mais populoso do Estado, além de interligar futuramente os usuários ao sistema metroferroviário nas estações Tucuruvi, do Metrô, e Tiquatira, da CPTM.

O próximo terminal do Corredor Guarulhos – São Paulo a entrar em operação é o Cecap, no qual estão sendo investidos R$ 23,1 milhões. “Guarulhos ficará ligada pelo terminal corredor de ônibus até a estação Tucuruvi do Metrô”, ressaltou o governador.

Do Portal do Governo do Estado