Municípios com potencial turístico podem receber investimentos

Objetivo é desenvolver o turismo e incentivar as cidades a melhorar cada vez mais

sáb, 17/03/2012 - 15h00 | Do Portal do Governo

Um novo projeto, que depende de aprovação pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, pode ampliar a atuação do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), pertencente à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e criado em janeiro de 2011. Hoje o órgão transfere recursos para um grupo de 67 municípios denominados estâncias – entre balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas – para desenvolver o turismo nessas localidades. “Agora, além dos 67 municípios que são estância e vão continuar recebendo dinheiro do DADE, teremos outro fundo para mais 335 municípios de interesse turístico”, anunciou o governador Geraldo Alckmin durante encerramento do 56º Congresso Estadual de Municípios, em São Vicente.

A ideia é que o segundo grupo de municípios receba um aporte menor do repassado à agregação das 67 estâncias, cujo montante em 2012 é de R$ 250 milhões . Periodicamente, as cidades pertencentes a ambos os grupos seriam avaliadas e classificadas em um ranking. Os critérios para tanto ainda não foram definidos, mas devem incluir aspectos como a eficiência do sistema de sinalização de pontos turísticos e a qualidade do site de cada cidade. Finalizado o ranking, as primeiras colocadas no grupo de interesse turístico seriam “promovidas” para aquele das estâncias. Em contrapartida, cidades do primeiro grupo com pior avaliação desceriam para o de menor aporte de recursos.

O objetivo é melhorar a infraestrutura desses municípios e incentivar as cidades a melhorar cada vez mais. “É como campeonato de futebol: se tiver um município que não atenda às exigências, sendo estância só no papel, e não na prática, ele cai e sobe um município do outro grupo no lugar”, exemplificou o governador.

Dentre as cidades reconhecidas como estâncias estão Santos, São Vicente, Atibaia, Cunha, Águas de Lindoia, Serra Negra, Holambra e São Roque. Exemplos de municípios de interesse turístico, mas não considerados estâncias, e portanto, não pertencentes ao grupo dos 67, são Brotas – com intenso turismo de aventura -, e Campinas, que possui uma ampla rede hoteleira e de lazer para atender ao turismo de negócios.

Entenda a atuação do DADE