Professora da rede estadual conta vivência nos EUA

Programação intensa e estágio em escolas americanas fazem parte da rotina

qui, 15/03/2012 - 17h49 | Do Portal do Governo

A professora Ivanete Paes Landim, que leciona inglês na Escola Simpliciano Campolim de Almeida, em Nova Campina, foi selecionada entre mais de 500 candidatos no Brasil e se juntou a um grupo de 80 intercambistas de 16 diferentes nações para participar do programa Líderes Internacionais em Educação, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e do qual a Secretaria da Educação de São Paulo participa. Ela frequentou uma universidade em Ohio e teve aulas sobre metodologia de ensino, uso de tecnologia em sala de aula e língua inglesa, dentre outras matérias.

“Além das aulas, a vivência do estágio em uma escola de ensino médio americana foi muito enriquecedora”, conta Ivanete. Um momento especial foi quando lecionou literatura brasileira em inglês. Ivanete e a professora titular da classe espalharam pedras pela sala antes dos alunos chegarem. Ao entrar, todos ficaram surpresos. “Então, apresentei o poema ‘No meio do Caminho’, de Carlos Drummond de Andrade. Li em inglês e em português”, relembra.

Em seguida, ela diz, todos refletiram sobre o significado do famoso poema, que metaforicamente trata de uma pedra no meio do caminho. Os alunos participaram com grande interesse. “Saí de lá muito emocionada por ter a oportunidade de ser professora, poder transformar, mudar a vida de alguém.”

Igualmente marcante é a experiência da professora Lara Bertelli, que ensina há mais de 12 anos na rede estadual paulista e trabalha na Escola Estadual Armel Miranda, no município de Castilho. A rotina puxada nos Estados Unidos, com seminários, projetos e estágio, serve de inspiração para, na volta a Castilho, colocar em prática toda a capacitação recebida. “Sei que estamos no caminho certo para a melhoria e o crescimento da educação do nosso Estado”, acredita Lara.

Saiba mais sobre o programa de intercâmbio de professores nos Estados Unidos

Do Portal do Governo do Estado