Dersa inicia Operação Verão com aumento de oferta de vagas nas travessias litorâneas

Serão 14 mil vagas a mais durante todo o perído de temporada, que vai de 16 de dezembro a 26 de fevereiro

sex, 09/12/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Sistema de Travessias Litorâneas já está colhendo os resultados do plano de investimento de mais de R$ 100 milhões, biênio 2011/2012. Fruto desse trabalho, a Dersa inicia a Operação Verão para esta temporada com um aumento na capacidade operacional de transporte de veículos e melhoria nos serviços prestados, com redução do tempo de espera para embarque.

Durante a alta temporada, de 16 de dezembro a 26 de fevereiro, a Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A – disponibilizará aos usuários cerca de 14 mil vagas a mais, de segunda a sexta-feira, e 3,5 mil a mais, nos finais de semana. Na média, a população terá aumento de 30% no número de vagas, em relação à baixa temporada.

O aumento na quantidade de vagas, previsto no contrato de Operação, é possível através do aumento da oferta de horários de embarcações em funcionamento, e também graças aos investimentos no Sistema de Travessias. A Dersa investiu mais de R$ 33 milhões para a reforma de 14 embarcações. Produto de esforço, na temporada 2011/2012, todas as 21 embarcações das Travessias Litorâneas estarão operando com oferta bruta de 730 vagas.

Na travessia Santos x Guarujá, que hoje conta com seis embarcações e um total de 245 vagas, na Operação Verão essa capacidade aumentará, com a oferta de mais 74 vagas, no retorno das embarcações FB-17 e FB-14, com capacidade de transporte de 50 e 24 veículos, respectivamente. Assim, nos horários de maior movimento, no Natal, Ano Novo e Carnaval, a expectativa é que a espera não exceda os 50 minutos. Em dias normais, esse tempo não deverá ultrapassar 20 minutos.

Até o dia 15 de dezembro, a Dersa entregará o novo Atracadouro de Gavetas de Santos, com as duas reformadas e uma terceira gaveta concluída. Dessa forma, iguala-se à infraestrutura de atracação de gavetas do lado de Guarujá. Essa melhoria representará aumento na capacidade operacional de embarque em aproximadamente 20%.

Em São Sebastião x Ilhabela, onde cinco embarcações atualmente operam com capacidade para 197 veículos, no início da Operação Verão teremos aumento de 100 vagas com o retorno da FB-25, ou seja, 50% a mais, com tempo de espera reduzido para no máximo 90 minutos.A travessia de São Sebastião é a mais longa, com percurso de 2.400 metros, e a que mais sofre com os efeitos dos ventos e das marés, por ser uma travessia em mar aberto. Com certa freqüência, os fortes ventos na região paralisam os serviços nesta travessia.

Para tentar reduzir esta quantidade de paralisações, a Dersa contratou um estudo de ventos e marés junto ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), no sentido de reavaliar a influência dos ventos sobre as embarcações atualmente utilizadas nesta travessia. O estudo do IPT será avaliado por todos os órgãos competentes e, se aprovado, poderá reduzir as paralisações em função da velocidade dos ventos em São Sebastião x Ilhabela.

Movimento maior

Segundo as projeções, estima-se que a alta temporada apresente crescimento de 4% no movimento das travessias. São cerca de 50 mil veículos a mais que na temporada passada, por onde circularam mais de 3 milhões de veículos durante toda a alta temporada. A Dersa manterá plantões de supervisores em todos os dias, além de pessoal de pista próprio da empresa, que apoiará a operação nos horários de pico.

Os usuários serão orientados sobre os melhores horários para utilização das travessias e também sobre a importância de respeitar os cidadãos que aguardam o embarque, obedecendo às regras de trânsito, sem furar a fila. Faixas serão instaladas com essas orientações. O fura-fila, além de ser penalizado com multa aplicada pelo fiscal de trânsito da Prefeitura, pode ser atuado também pela Polícia Militar de patrulhamento.

A Dersa investe pesado no Sistema de Travessias para prestar serviços com maior qualidade, segurança e rapidez, em respeito ao usuário. Além das reformas de embarcações, construção de gavetas, compra de flutuantes, motores de reserva, a empresa implantou, em maio, o sistema de bilhetagem eletrônica na travessia de pedestres Praça da República/Vicente de Carvalho (entre Santos e Guarujá). Isso se traduz em comodidade e agilidade no embarque e desembarque de diariamente, mais de 15 mil usuários. O Bilhete Inteligente garante ainda a recuperação dos créditos em caso de perda ou roubo do cartão.

Além disso, para a temporada de 2012, outras melhorias serão implementadas, tais como novas embarcações e um novo e moderno sistema de monitoramento das Travessias. A Dersa acabou de homologar fornecedores para o fornecimento de 4 novas embarcações que irão operar a partir do 2º semestre de 2012, e duas novas lanchas do tipo Catamarã para a Travessia de Pedestres de Vicente de Carvalho – Guarujá x Praça da República – Santos, um investimento da ordem de R$ 41 milhões.

Para monitorar e controlar todo o sistema encontra-se em fase de contratação, equipamentos de monitoramento e controle, tais como Painéis de Mensagens Variáveis, Câmeras de Segurança, Câmeras OCR, rádios de comunicação e sistemas de GPS para que a DERSA aprimore sua gestão e comunicação com os usuários do Sistema de Travessias Litorâneas.

Informações

Com o Twitter @Travessiasdersa, implementado em abril, os usuários recebem informações online sobre o tempo de espera, condições climáticas, quantidade de embarcações em operação, que também são disponibilizadas pelo 0800 77 33 711 e no http://www.dersa.sp.gov.br/travessias/cameras_aovivo.asp.

O usuário pode ainda obter informações de seu interesse, como paralisações emergenciais (por neblina, ventos, derrocamentos de pedras, etc.) e de impacto operacional (quebra de embarcações e previsão de retorno). Vale lembrar que em apenas 7 meses, o Twitter @Travessiasdersa possui hoje mais de 32 mil tweetes publicados e mais de 500 seguidores.

E quem preferir pode agendar a viagem pelo sistema de Hora Marcada, disponível durante 24 horas. Para maior comodidade dos usuários e otimização das vagas disponíveis, este serviço conta somente com a opção de acesso pela Internet com débito em cartão de crédito por meio das bandeiras Visa, Mastercard e Diners Club Internacional.

Com isso, o pagamento da tarifa será no vencimento da fatura do cartão.
Fazer a reserva da hora marcada pela Internet é muito simples: basta clicar no menu Travessias/Hora Marcada e abrir a página onde estão todas as explicações para usar o sistema. O agendamento das viagens agora é feito com antecedência de no mínimo 12 horas e máximo de 60 dias.

Da Dersa