DAEE integra Operação Verão 2011/2012

Departamento vai manter a Sala de Situação de São Paulo em operação 24 horas

qui, 01/12/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) é um dos órgãos mobilizados pelo Governo do Estado para a Operação Verão 2011/2012. O programa, que se estende até o dia 31 de março, é coordenado pela Defesa Civil Estadual (CEDEC), reúne vários órgãos dos governos estadual e municipal, especialmente os de atendimento emergencial, e tem por objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais.

Alceu Segamarchi Jr., Superintendente do DAEE, explica que “durante a Operação Verão, o DAEE mantém a Sala de Situação de São Paulo em operação 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, e realiza a emissão de mensagens por SMS de alerta para risco de inundações na Região Metropolitana de São Paulo para mais de 3.400 moradores e líderes comunitários de regiões sujeitas a alagamentos. A Sala de Situação recebe e processa em tempo real os dados coletadas pelo Radar Meteorológico de Ponte Nova e pela rede de postos pluviométricos e fluviométricos e instrumentaliza os órgãos de defesa civil com informações sobre nível dos rios e índices de chuvas necessárias para a tomada de decisões”.

A estação de verão no estado de São Paulo caracteriza-se por fortes chuvas, acompanhadas por raios e vendavais, o que tem causado, nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão das inundações e escorregamentos de encostas.

Durante o período da Operação Verão, a CEDEC deflagra os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) nas regiões mais suscetíveis a inundações e escorregamento de encostas, visando à otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis e à antecipação das situações de risco. Esses planos, desenvolvidos ao longo do ano juntamente com os municípios, reforçam as ações de monitoramento meteorológico e pluviométrico e vistorias técnicas de campo para a retirada prévia de moradores de áreas de risco iminente.

Do DAEE