Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin e o secretário da Saúde falam sobre os investimentos na área em todo o Estado

ter, 11/10/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentador: Está começando mais uma edição do programa Conversa com o Governador. Esse é o nosso encontro semanal com o governador Geraldo Alckmin. Como vai governador, tudo bem? Passou bem a semana?

Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus.

Apresentador: E hoje nós estamos recebendo aqui no nosso programa o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri. Como vai, secretário, tudo bem?

Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde: Tudo bem.

Apresentador: É um prazer tê-lo aqui.

Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde: É ótimo falar sobre saúde aqui.

Apresentador: É verdade. Esse é o assunto do programe de hoje. A melhoria na Saúde, investimentos na Saúde. E eu queria que o governador já começasse a falar sobre isso para os nossos ouvintes.

Geraldo Alckmin: Olha, uma boa notícia. Nós acabamos de autorizar mais de R$ 40 milhões para modernização dos nossos hospitais estaduais, tanto aqui na capital, na região metropolitana, como no interior. São recursos para equipamentos, para obras, para informática. Então dando alguns exemplos, o Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, nós temos recursos de quase R$ 4 milhões para UTI e para centro de treinamento. Estão incluídos o Hospital Vila Nova Cachoeirinha, o Hospital Geral de Promissão, no interior, o Hospital de Vila Penteado, aqui na capital, o Hospital Maternidade de Interlagos aqui em São Paulo, Hospital Regional Sul, o Hospital Emilio Ribas. Temos também o Hospital do Mandaqui, o Conjunto Hospitalar do Mandaqui, o Padre Bento, em Guarulhos, o Centro de Reabilitação Dr. Arnaldo Pezutti Cavalcanti, em Mogi, o Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Centro de Atenção a Saúde Clemente Ferreira, em Lins, enfim, praticamente todo o Estado. Além de construir hospitais novos, é muito importante a gente recuperar, modernizar, equipar melhor a rede de hospitais que o Estado já possui há bastante tempo.

Apresentador: Secretário Cerri, o governador falou dos investimentos na modernização. E mão-de-obra? Contratações novas acontecerão?

Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde: O governador autorizou a liberação de 3.200 vagas para área de Saúde. Muito voltada à questão de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, médicos, dentistas, técnicos. Porque ao lado da infraestrutura, o que o Governo do Estado prioriza são os recursos humanos, são as pessoas. As pessoas são realmente muito importantes para o atendimento e, nesse aspecto, poder ter esses novos funcionários na Saúde vai melhorar e agilizar o atendimento.

Apresentador: E essas novas vagas, secretário, através de concurso?

Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde: Concurso. Já estão sendo preparados editais para abertura de concurso para que o mais rápido possível esses novos funcionários estejam trabalhando na rede.

Apresentador: Perfeito. Governador, agora novas vagas. E o pessoal que já trabalha na área de Saúde? Aumento de salário, melhores condições também?

Geraldo Alckmin: Exatamente. Nós já mandamos o projeto de lei para a Assembleia Legislativa valorizando os nossos servidores. Não só da Saúde. Saúde, Segurança, Educação, quase todas as áreas. Mas no caso da saúde São aumentos que vão de 9% a 40%. Então é uma valorização importante e uma melhoria na carreira dos nossos servidores. Um grande estímulo para os nossos servidores da Saúde. E sobre o concurso, Saúde gera muito emprego. Veja que nós vamos contratar 837 auxiliares de enfermagem, 500 enfermeiros, 700 médicos, 150 auxiliares, além de, como disse o professor Giovanni Cerri, psicólogos, assistentes sociais, técnicos em radiologia, enfim, área administrativa, inúmeras áreas. Então, de um lado, reforma dos hospitais, equipamentos e modernização. De outro lado, mais recursos humanos, médicos, enfermeiros, dentistas, todas as equipes de saúde, e a valorização dos nossos servidores através do aumento que a Assembleia deve aprovar nas próximas semanas, mas eu quero lembrar que é retroativo a 1º de julho. Então vai vigorar a partir de 1º de julho. Nós vamos pagar todos esses aumentos a partir de julho.

Apresentador: Secretário, eu queria agora, dentro da área de Saúde, tocar no assunto da dengue. Nós estamos na primavera, o verão vem chegando, épocas das chuvas. Já sabemos que o Governo do Estado lançou uma campanha de prevenção e combate a dengue. O que o senhor pode falar para alertar os nossos ouvintes? Por favor.

Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde: Então, neste ano de 2011, houve uma redução importante do número de casos, mais de 50%. Mas nós estamos preocupados em relação ao ano que vem porque existe um novo tipo de vírus, o tipo 4, que a população não tem imunidade. Então é por isso que nós já lançamos uma campanha estadual, que envolve treinamento de todo pessoal, envolve um alerta geral, principalmente nas regiões aonde existe uma existência maior de pacientes que tiveram dengue este ano. Então estamos preparando, treinando profissionais e vamos tentar envolver toda sociedade, toda população para evitar a presença de água parada nas residências e poder combater o mosquito transmissor.

Apresentador: Esse nosso encontro com o governador, ele é interativo. Você de qualquer lugar do Estado de São Paulo pode entrar em contato com a gente e fazer uma pergunta. O Nilton Cardoso, governador, fez uma pergunta que tem relação com a dengue. Eu gostaria que o senhor ouvisse e respondesse.

Nilton Cardoso, ouvinte: Oi, governador! Aqui é Nilton Cardoso. Eu gostaria de saber o que o Governo do Estado vai fazer pra combater a dengue no próximo verão?

Geraldo Alckmin: Olha, Nilton Cardoso, a maneira mais eficaz enquanto não chega a vacina, e São Paulo está estudando para ajudar o Brasil, porque dengue tem hoje no País inteiro… está estudando uma vacina, até com um instituto norte-americano junto, mas ainda levará alguns anos. Enquanto não chega a vacina, o caminho é combater o Aedes aegypti, que é o mosquito. E esse mosquito se prolifera em água parada. Então o trabalho é todo mundo trabalhar muito firme aí. Vendo se no telhado, em casa, caixa d’água descoberta, fundo de quintal. A dengue é, o que podemos dizer, uma doença democrática, ou seja, ela não tem pobre ou rico. Todo mundo tem que verificar a sua casa, o seu quintal, a sua caixa d’água para não deixar proliferar o mosquito da dengue. Combatendo o mosquito, a doença vai diminuir. E como disse o professor Giovanni Cerri, o número de casos de dengue este ano caiu muito. O problema é que nós temos um novo tipo de vírus. Então isso pode possibilitar, como não há ainda… As pessoas não tem imunidade, proteção quanto a esse vírus tipo 4. Ele pode ter um tipo de doença mais grave, é a chamada dengue hemorrágica. Então todo esforço no sentido de não ter água parada. Combater a água parada. Muito cuidado. E, a medida que chegar o verão, isso pode piorar, porque com o calor e a umidade, a chuva, os casos crescem. Então essa é a hora do combate a dengue.

Apresentador: Muito bem. Então todos combatendo a dengue. Recebemos aqui hoje com muito carinho o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri. Obrigado, secretário, pela presença e volte mais, hein?!

Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde: Muito obrigado. Estou sempre à disposição para falar sobre a Saúde que é prioridade do Governo do Estado.

Apresentador: Muito obrigado, secretário. Um abraço para todos da área da Saúde. Governador, recentemente Itapeva recebeu o Governo Presente. Eu queria que o senhor fizesse uma análise dessa experiência, se o senhor está gostando, para onde vai o próximo Governo Presente. Por favor.

Geraldo Alckmin: Olha, ficamos dois dias em Itapeva. Dois dias na região Sudoeste do Estado. O Governo Presente foi um sucesso total. Pudemos ouvir a região, ouvir trabalhadores, ouvir empresários do setor da madeira, do agronegócio, da mineração, do comércio, do turismo. Tivemos uma grande plenária com todos os prefeitos e lideranças da comunidade. Um encontro com os nossos servidores, dirigentes regionais. Visitamos oito cidades. Foram dias de trabalho muito positivos. O próximo programa deve ser a Agenda Metropolitana da região da Campinas. Nós estamos de um lado fazendo o Governo Presente no interior do Estado e nas regiões que precisam de um apoio maior. E de outro lado fazendo uma Agenda Metropolitana. Já fizemos na Baixada Santista, e a próxima agora, no início de novembro, será na região metropolitana de Campinas. Uma agenda importante para aquela região, envolvendo Saúde, Segurança, Logística, Educação, formação profissional, apoio a ensino e pesquisa, enfim, uma agenda muito forte e junto com os 19 municípios da região metropolitana de Campinas.

Apresentador: Como o senhor mesmo diz, pé embaixo no acelerador, não é governador?

Geraldo Alckmin: É isso aí. Acordar cedo e deitar tarde e trabalhar bastante em benefício da população. E quando a gente está mais perto da sociedade civil organizada, escolas, igrejas, famílias, trabalhadores, sindicatos, empresários, o Governo acerta mais e trabalha mais integrado. O Governo moderno é aquele que está próximo da população. Tem mais sinergia com os trabalhadores, com os geradores de emprego.

Apresentador: Verdade. Ficamos por aqui. Semana que vem nos encontraremos com o governador Geraldo Alckmin novamente no Conversa com o Governador. Uma boa semana. Bom trabalho, governador!

Geraldo Alckmin: Muito obrigado. Um abraço a todos os nossos ouvintes. Boa semana a todos!

Apresentador: E se você também quer participar do nosso programa Conversa com o Governador envie suas perguntas para o site www.saopaulo.sp.gov.br, na seção “fale conosco” ou pelo twitter do Governo de São Paulo que é @governosp. Até a próxima semana!