Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, o governador e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia falam sobre Ensino Técnico

ter, 04/10/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentador: Está começando mais um programa Conversa com o Governador e esse é o nosso encontro semanal com o governador Alckmin. Como vai governador, tudo bem?

Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus.

Apresentador: E hoje, nós estamos recebendo aqui no nosso encontro, na Conversa com o Governador, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Paulo Alexandre Barbosa, como vai secretario?

Paulo Alexandre Barbosa, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia: Tudo ótimo, graças a Deus.

Apresentador: Governador, no programa de hoje nós vamos abordar o Ensino Técnico e a importância dele na geração de emprego. Eu queria, por favor, que o senhor começasse a nossa conversa falando das inscrições abertas recentemente no Estado.

Geraldo Alckmin: Olha, eu quero cumprimentar também o secretário de Desenvolvimento, o deputado Paulo Alexandre Barbosa; cumprimentar todos os nossos ouvintes e dar uma boa notícia, nós já estamos com as inscrições abertas para as Etecs e para a Fatecs, para o ensino do ano que vem. Para as Etecs, está aberta a inscrição até o dia 18 de outubro: Ensino Técnico, de um ano meio de duração; a cada cinco formados, quatro já saem praticamente empregados. E para as Fatecs, a inscrição vai até o dia 8 de novembro. Nas Fatecs são três anos, curso superior, faculdade, tecnólogos. A cada 10 formados, também nove praticamente são empregados no primeiro ano. Então, muito bom o Ensino Técnico do Centro Paulo Souza, o Ensino Tecnológico, e também o Ensino Médio. Nós também temos o Ensino Médio nas Etecs, a nossa rede de ensino médio. É uma boa notícia, ensino gratuito e de qualidade para nossa juventude, para os nossos trabalhadores e trabalhadoras.

Apresentador: Secretário Paulo, que sucesso estão fazendo as Etecs e as Fatecs, não?

Paulo Alexandre Barbosa: Com certeza! Eu quero cumprimentar aqui o nosso governador Geraldo Alckmin, todos os nossos ouvintes que nos acompanham. Dizer que é muito importante nesse momento que o Brasil vive um apagão de mão-de-obra, que nós possamos oferecer oportunidade de qualificação a população, talvez os ouvintes que estão nos acompanhando deixam de se qualificar, de fazer um curso de qualificação por falta de oportunidade. O Estado está cumprindo a sua parte, ampliando as oportunidades nas Etecs, nas Fatecs, e também no programa Via Rápida Emprego, cursos de curta duração: um a três meses de duração, oferecidos nas nossas Etecs, também pelo sistema S. E quem estiver desempregado e se inscrever no Via Rápida Emprego e não estiver recebendo nenhum benefício, também tem a possibilidade de receber uma bolsa no valor de R$ 330, que é um apoio do Estado justamente para que o cidadão possa, não só se matricular no curso, mas também que ele possa concluir essa importante etapa de qualificação e se inserir no mercado de trabalho, que é o desejo de todo aquele que se qualifica.

Apresentador: O governador já falou aqui as datas de inscrições, que nós vamos repetir, mas eu queria, secretário, saber do senhor, quantas vagas estarão disponíveis nas Fatecs agora para 2012?

Paulo Alexandre Barbosa: Olha, nas Fatecs, nós teremos 11.360 vagas sendo disponibilizadas nas 52 unidades em todo o Estado de São Paulo. Um número bastante significativo, oferecendo a possibilidade de qualificação. Como o governador colocou, são cursos de três anos de duração, e, nas nossas Etecs nós temos para esse semestre 76.536 vagas no Ensino Técnico sendo oferecidas em mais de 200 escolas espalhadas pelo Estado de São Paulo.

Apresentador: E nas Fatecs, governador, a pessoa vai, faz o curso, já sai de lá diplomada e muitas vezes com o emprego garantido, não é?

Geraldo Alckmin: Exatamente, e veja que o número de vagas é bastante expressivo, mais de 11 mil vagas só para esse vestibular agora. As inscrições vão até o dia 8 de novembro, o exame para o vestibular vai ser no dia 4 de dezembro e as aulas começam no início de ano que vem. Curso de três anos, faculdade, quem quiser fazer a inscrição para o vestibular da Fatec é no site www.vestibularfatec.com.br. E para as Etecs, nós estamos oferecendo nesse vestibulinho 17% a mais de vagas do que no primeiro semestre do ano passado: passamos de 63 mil para 76.536. No Ensino Médio são quase 17 mil vagas a mais. Quem quiser fazer o Ensino Médio no Centro Paula Souza, também pode se inscrever e ainda temos o Ensino Médio Técnico, que é a escola de tempo integral. O aluno faz os dois cursos, o médio e o técnico. São mais 3.600 vagas e cursos inéditos: curso de turismo, mecanização agrícola, móveis, programação de jogos digitais, orientação comunitária, então cursos muito importantes. A inscrição vai até o dia 18 de outubro, o exame será em 20 de novembro e as aulas começam no inicio do ano que vem. A inscrição pode ser feita pelo site: www.vestibulinhoetec.com.br. Qualquer dúvida pode procurar qualquer uma das nossas escolas estaduais perto do seu bairro, que eles vão dar toda a orientação. Não só os jovens, quem quiser fazer o curso técnico, a Fatec, vale para todas as idades. Hoje, para quem está nos ouvindo isso é importante, nós temos hoje 36 mil vagas no Emprega São Paulo, que estão abertas, não são preenchidas por falta de qualificação e é exatamente para essas vagas que nós estamos fazendo bastante curso. O Via Rápida, como o secretário Paulo Barbosa falou, são cursos rápidos de 80 horas, 100 horas, 200 [horas]: copeiro, padeiro, cozinheiro, pizzaiolo, encanador, eletricista, pedreiro, servente, auxiliar de escritório, motorista, enfim, você tem uma gama muito grande de cursos.

Paulo Alexandre Barbosa: E também deixar aqui o site do Via Rápida, www.viarapida.sp.gov.br. Só nesse semestre de 2011, no segundo semestre, são 30 mil vagas sendo disponibilizadas e o governador Geraldo Alckmin já autorizou para a próximo ano, mais 125 mil vagas para o programa Via Rápida, sendo que até o final do governo, mais de 400 mil pessoas serão qualificadas objetivando a inserção no mercado de trabalho. Então, quem está nos acompanhando em casa e deseja fazer Fatec, Etec, Via Rápida já tem o caminho para se qualificar se inserir no mercado de trabalho.

Apresentador: O governador disse que é um curso rápido de três meses, mas também a pessoa desempregada, baixa renda, ela tem um benefício, ela também ganha um advancer, um incentivo para aprender, para se aproximar não é governador?

Geraldo Alckmin: Exatamente. Se a pessoa estiver desempregada e não [estiver] recebendo o Seguro Desemprego ainda tem um auxílio de R$ 330 para ela poder se manter naquele mês que ela está estudando. No caso do Via Rápida, não precisa fazer vestibular, só precisa ser alfabetizado. Não precisa ter diploma de Ensino Médio, não precisa ter diploma de Ensino Fundamental. Ninguém pode ficar para atrás, [tem] oportunidade para todo mundo.

Paulo Alexandre Barbosa: Pensando em todos, esse é um grande diferencial do programa, vamos atender as pessoas com deficiência, vamos atender os idosos, também os egressos do sistema penitenciário que terão a oportunidade de se qualificar objetivando essa tão sonhada inserção no mercado de trabalho.

Apresentador: Como o governador diz, “acelerando, pisando fundo, nas Etecs, Fatecs, e no Via Rápida Emprego”, não é governador?

Geraldo Alckmin: É isso aí. E agradecer ao Paulo Alexandre Barbosa, cumprimentá-lo pelo trabalho e deixar um grande abraço a todos os nossos ouvintes.

Paulo Alexandre Barbosa: Eu agradeço a oportunidade de servir São Paulo, integrar o governo do Geraldo Alckmin e poder trabalhar para melhorar a vida das pessoas, esse é o nosso grande desafio.

Apresentador: Governador Alckmin, uma boa semana, até o nosso próximo encontro, secretário um abraço, bom trabalho.

Paulo Alexandre Barbosa: Grande abraço.

Geraldo Alckmin: Muito obrigado.

Apresentador: E você que acompanha o nosso encontro semanal com o governador Alckmin, você também pode participar do programa. Mande a sua pergunta, faça a sua pergunta. Acesse www.saopaulo.sp.gov.br, na sessão fale conosco ou pelo Twitter, que é @governosp. Até semana que vem.