Leia a transcrição do programa Governador Responde

Programa Governador Responde

qua, 10/08/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador, a Viviane Araújo, de São José dos Campos, é mãe de uma menina de três anos de idade e quer informações sobre a segunda fase da campanha de vacinação conta a paralisia infantil.

Geraldo Alckmin: Olha, Viviane, é muito importante você levar a sua filha para vacinar nessa segunda fase de vacinação contra a paralisia infantil. A campanha acontece agora, no próximo sábado, dia 13, em todo o Estado de São Paulo. Nossa meta é vacinar agora 2.830 milhões crianças menores de cinco anos; o número corresponde a 95% do total de crianças nessa faixa etária. Nessa fase, vão ser mobilizados, aproximadamente, 15 mil postos fixos e volantes e 58 mil profissionais da área da saúde em todo o Estado em parceria com as prefeituras municipais. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, independentemente de terem sido ou não imunizadas na primeira fase da campanha, elas devem retornar aos postos de saúde. As salas de vacina irão funcionar das 8h às 17h. Será possível também atualizar a caderneta de vacinação fazendo outras vacinas gratuitamente. Mais informações no site da Secretaria de Saúde, que é www.saude.sp.gov.br.

Apresentadora: O Claudio Lopes, da capital, pergunta se depois de dois anos da Lei Antifumo é possível afirmar que a população aderiu à nova legislação.

Geraldo Alckmin: Claudio, nesse período é possível dizer sim que a Lei Antifumo foi um sucesso e em razão da colaboração de todos. Desde que entrou em vigor, em 2009, foram aplicadas 1.133 autuações, das quais 208 foram inspeções realizadas a partir de denúncias. Agora, a nossa batalha é contra o álcool para menores. Como falamos no nosso último programa, vamos endurecer a proibição de venda de bebida alcoólica para menor de idade, menor de 18 anos de idade, nos mesmos moldes da Lei Antifumo, a colaboração da sociedade é fundamental. Eu tenho certeza que os pais, que os empresários, que toda a sociedade vai colaborar para que a gente zele pela saúde dos nossos menores de 18 anos de idade. Vamos evitar que crianças e adolescentes consumam bebida alcoólica, porque isso aumenta na idade adulta a chance de alcoolismo e abre o caminho para outras drogas. Eu tenho certeza de que todos vão colaborar pela saúde dos nossos jovens e das nossas crianças.

Apresentadora: Obrigada, governador. E você também pode enviar perguntas para o www.saopaulo.sp.gov.br na seção “Fale Conosco”. Ou pelo Twitter do Governo de São Paulo, o @governosp.

Leia aqui a transcrição do programa Conversa com o Governador