Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin fala sobre investimentos no metrô e em aeroportos

ter, 26/07/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Olá, governador Geraldo Alckmin! Como vai?

Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus.

Apresentadora: Governador, para abrir o programa de hoje, o senhor tem uma boa notícia para quem usa o transporte público na capital: a retomada das obras de extensão da Linha 5 do Metrô.

Geraldo Alckmin: É uma boa notícia! As obras foram retomadas. Nós vamos levar a Linha 5 do Largo Treze até Santa Cruz e Chácara Klabin. São 12 km de extensão e mais 11 novas estações: a estação Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin/Campo Belo, Água Espraiada, Ibirapuera, Moema, Hospital do Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin. Essa extensão é uma continuidade do trecho inicial da Linha 5, que já funciona desde 2002, e vai de Capão Redondo, Santo Amaro, até o Largo Treze, com seis estações. Agora, com mais 11 estações, nós teremos 17 estações na Linha 5 do Metrô. Serão investidos quase R$ 7 bilhões nesta grande obra, a maior linha, uma das maiores linhas de metrô de São Paulo, e em 2013 já começará a funcionar a primeira estação, que é a Estação Adolfo Pinheiro. E o mais importante é que essa linha vai ter muitos pontos de integração; quem mora na zona sul, vai ficar conectado com toda a rede de trens e metrô para poder chegar mais rápido em qualquer região da cidade. Hoje essa linha, a Linha 5, ela está integrada com a Linha 9 da CPTM, aquela linha que passa ao lado da Marginal do Rio Pinheiros. Com as novas estações, ela vai se conectar também com a Linha 17 na Estação Água Espraiada – a 17 é a que vai para o Aeroporto de Congonhas -, com a Linha 1, que é a Note-Sul, na estação Santa Cruz e, finalmente, com a Linha 2, que é a Linha Verde, em Chácara Klabin. Então esse é um investimento muito importante para melhorar a vida da nossa população, para ganhar tempo, poder ficar mais com a família, poder sair e chegar mais cedo em casa, ter mais opções de caminhos e de lazer, enfim, para uma vida melhor em São Paulo.

Apresentadora: Governador, o senhor citou a Linha 17 Ouro do metrô. Em que fase está o projeto?

Geraldo Alckmin: Nós vamos assinar neste sábado, dia 30 de julho, o contrato da Linha 17 do Metrô. Vão ser 17,7 km de extensão e 18 estações. Esta é uma linha muito importante porque vai aumentar ainda mais a integração da rede com quatro conexões: com Linha 1, lá na estação Jabaquara, que é a Norte-Sul do Metrô; com a Linha 5, que é a Lilás, na estação Água Espraiada; com a Linha 4, que é a Amarela, na estação São Paulo/Morumbi, além da Linha 9 da CPTM na estação Morumbi. A previsão é ter já em 2014, a Linha 17 em funcionamento, ligando o Aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi da CPTM. Essa ligação do aeroporto com o sistema de metrô e trens é muito importante para melhorar o acesso à cidade, facilitar a vida dos turistas, enfim, é assim em toda a grande metrópole do mundo, a ligação do aeroporto com o sistema de trem e de metrô.

Apresentadora: Falando em aeroporto, governador, que investimentos o Governo tem feito nesta área?

Geraldo Alckmin: Olha, nós vamos investir esse ano mais de R$ 60 milhões para modernizar os aeroportos administrados pelo Daesp, os aeroportos administrados pelo Estado, que são os aeroportos do interior de São Paulo. Só nesta semana nós vamos anunciar os investimentos em mais quatro cidades: no Aeroporto de Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto e Votuporanga. O nosso interior tem uma economia muito pujante, precisa de uma infraestrutura que atenda a essa demanda. Então, nós vamos fazer obras de ampliação de pistas, sinalização nova, raio-x para bagagem, melhora nas torres de controle, iluminação, enfim, um conjunto grande de investimentos para facilitar a vida dos passageiros e aumentar a capacidade desses nossos aeroportos. Se a gente comparar com as viagens de carro, ônibus e trem, o avião é o que mais cresce, então a gente precisa ter em São Paulo aeroportos adequados para atender bem a nossa população.

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin, muito obrigada e até a semana que vem.

Geraldo Alckmin: Muito obrigado, até semana que vem. 

Leia aqui a transcrição do programa Governador Responde