Conheça a iniciativa que tornou mais eficiente o controle das contas públicas

O projeto Audesp, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, atende mais de 1700 órgãos públicos municipais

qui, 09/06/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Projeto Audesp, Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, foi um dos vencedores do Prêmio Mário Covas 2011, na categoria excelência em Gestão Pública. A iniciativa aprimora os procedimentos de coleta de dados de todos os órgãos públicos municipais do Estado de São Paulo, com exceção da capital que possui seu próprio tribunal de contas.

“A informação foi racionalizada, se tornaram mais objetivas e confiáveis. O tempo de avaliação dos dados dos órgãos públicos também diminuiu. Foi um grande ganho para auditoria e para os órgãos que tiveram que melhorar suas técnicas”, afirma o diretor de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e coordenador do projeto Audesp, Maurício Queiroz de Castro. Tornou-se mais eficiente a qualidade dos dados e o controle das contas públicas.

O balancete com essas informações é feito mensalmente e atende mais de 1700 órgãos públicos municipais, como prefeituras, câmaras e fundações municipais, autarquias e empresas públicas. Desde 2008, ele trabalha como consultor da entidade, dando sinais para melhorarem os números apresentados no relatório.

O cidadão é um dos principais beneficiados com o Projeto Audesp. Existe um portal com informações sobre a receita e a despesa dos órgãos públicos, que fica disponível para qualquer pessoa que se interessar. Além desse relatório, o portal conta com uma análise de mais de 40 itens em que é possível avaliar o governante, o que garante maior visibilidade e transparência às contas públicas.

Do Portal do Governo do Estado