Campos do Jordão tem clima europeu e arquitetura inspirada nos Alpes suíços

A menos de 200 km de São Paulo, a cidade é boa opção de viagem nos dias de frio e um passeio pela região mostra um lado diferente do Brasil

sex, 20/05/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Com clima europeu, arquitetura inspirada nos Alpes suíços e gastronomia regada a muito vinho e chocolate, Campos do Jordão é o destino certo para quem curtir o inverno brasileiro. Localizada a menos de 200 km de São Paulo e situada no coração da Serra da Mantiqueira, a cidade possui belezas naturais encantadoras, os famosos teleférico e bondinho e um vasto acervo cultural.

Com mais de 1800 peças, que vão de mobiliário, tapeçarias a obras de arte, o Palácio da Boa Vista é uma das atrações da cidade. O espaço possui 105 cômodos e localiza-se em uma área de 95 mil m2, a maioria composta por jardins que circundam a residência. Aberta ao público desde 1970, o palácio se transformou em um museu com vasto acervo de artistas brasileiros. Durante a visita, que passa pelos principais cômodos do local, monitores falam sobre obras de nomes como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Além do acervo fixo, o espaço também recebe exposições temporárias de peças e obras do Acervo Artístico Cultural do Estado.

Outro espaço cultural da cidade é o Auditório Cláudio Santoro. O centro de convenções foi construído para receber o Festival Internacional de Inverno. Nomes como Tom Jobim, Guiomar Novaes e Nelson Freire já se apresentaram no espaço. Fora da temporada de inverno, o auditório é usado para shows, concertos, convenções e outras manifestações culturais.

Para conhecer a bela paisagem de Campos do Jordão, nada melhor do que um passeio pela Estrada de Ferro da cidade. Até a década de 70, a ferrovia era uma das principais formas de chegar em Campos. Com o crescimento das rodovias, a estrada de ferro virou uma charmosa atração turística que leva os visitantes para apreciar as lindas paisagens da cidade. Uma das paradas mais aguardadas é a no Alto do Lageado, considerado o ponto ferroviário mais alto do Brasil, com 1743m de altitude. No local, é possível avistar o Palácio Boa Vista e a Pedra do Baú, localizada no alto da Serra da Mantiqueira.

O Morro do Elefante também é outro ponto alto da cidade. Seus 1800 metros de altitude permitem um dos mais belos panoramas de Campos do Jordão. A forma mais divertida de chegar ao morro é pelo teleférico, que parte da Estação Emílio Ribas. A estação também é ponto de partida para passeios turísticos de trem e de bondinho. Lá, o visitante também conta com uma área de lazer com playground, lojas de malhas e artesanatos.

Quem quiser emendar as compras, encontra diversas opções no centro de Capivari. Há uma grande variedade de lojas, malharias, lanchonetes e restaurantes. O clima e o estilo arquitetônico alemão das lojas da vila fazem com que o visitante se sinta na Europa. O local também é muito reconhecido pelo alto nível da gastronomia. Os chefs inovam os pratos valorizando produtos como pinhão, truta e chocolate, típicos da região. Mas a Vila Capivari não atrai só compradores e apreciadores da boa gastronomia. Ao redor do centro, fica um pequeno parque de diversão, um lago, usado para andar de pedalinho, e cavalos e charretes para alugar que fazem a diversão da criançada.

Campos do Jordão também é reconhecida por suas belezas naturais. A Ducha de Prata, por exemplo, atrai por sua queda d’água. A cachoeira canalizada forma diversos jatos de água que permitem aos visitantes tomar banho frio nas águas. Para chegar até a ducha, usa-se uma plataforma de madeira. E a apenas 400 metros da Ducha de Prata, fica o Lago na Vila Inglesa. Ele separa uma importante avenida da cidade das terras do antigo Hotel Vila Inglesa. Além da beleza proporcionada pela ducha e pelo lago, a araucária, símbolo da cidade, traz um charme especial à Campos. Mesmo durante o inverno com ventos cortantes, as folhas de araucária permanecem verdes e deixam a paisagem ainda mais bela.

O acesso para Campos do Jordão pode ser feito pela rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, Carvalho Pinto ou pela Presidente Dutra.

Conheça também outros destinos que o Portal do Governo do Estado preparou para você:

São Carlos

São Roque

Araçatuba

Ribeirão Pires 

PETAR

Analândia

Campinas

Ribeirão Preto

Do Portal do Governo do Estado