Em São Carlos, história, tecnologia e verde convivem em harmonia

Parques tecnológicos e ecológicos e fazendas contam nas entrelinhas o que a cidade passou

sex, 13/05/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

História e belas paisagens naturais com uma pitada de tecnologia. Essa combinação pode ser um atrativo perfeito para um final de semana paulistano. Com uma distância de 231 km da capital, São Carlos traz um museu ao céu aberto com casarões e igrejas e ainda muito verde com áreas de cerrado e fragmentos de mata preservada, incluindo exemplares de araucária de grande porte, árvore-símbolo da cidade.

A região, que começou a ser povoada no final do século XVIII com a abertura de trilhas que levavam a minas de ouro, traz pedaços dessa história em todo seu território. História que também se funde com os 123 anos da abolição da escravatura no Brasil, comemorado nesta sexta-feira, 13 de maio.

Com traços que lembram e nos fazem aprender sobre esta data, a Fazenda Santa Maria do Monjolinho é uma das atrações da cidade. O local, que data de 1850, se destaca pela bela arquitetura com estilo europeu urbano. Vale ressaltar ainda que a Ferrovia do Monjolinho, que fica na Fazenda, foi inaugurada por D. Pedro II em 1886.

Outro ponto histórico para quem curte respirar os anos de outrora, a antiga Estação Ferroviária de São Carlos, por exemplo, hoje abriga o Museu São Carlos, o Arquivo Histórico e Público da cidade e ainda o Espaço Cultural. Lá, pode-se encontrar uma extensa programação de mostras e exposições abertas ao público em geral – na maioria das vezes gratuitas.

Na segunda metade do século XX, a cidade recebeu um grande impulso para o seu desenvolvimento tecnológico e educacional com a implantação, em 1953, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, e, na década de 70, com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Estas inaugurações garantiram para a cidade um clima acadêmico, tecnológico e industrial que lhe conferiu o título de Capital da Tecnologia com centros de pesquisa mundialmente reconhecidos pela excelência e diversidade.

A Fundação ParqTec é outro ponto de destaque neste cenário. Uma organização não-governamental sem fins lucrativos que gerencia e promove o desenvolvimento do Pólo Tecnológico de São Carlos, a partir da transferência de tecnologia das universidades e centros de pesquisas para as empresas instaladas na região.

Mas não são só os parques tecnológicos que ocupam a cidade. O Parque Ecológico Municipal “Dr. Antonio T. Viana” sedia o Jardim Zoológico que possui ainda um Centro de Educação Ambiental – dica legal para a criançada. No berçário “Ninho da Vida”, os visitantes podem ter contato com filhotes das mais diversas espécies animais.

E para quem tiver a oportunidade, vale conferir a agenda de eventos da cidade, que atrai visitantes e movimenta a economia local, como a Festa do Clima, realizada anualmente no mês de abril há mais de 30 anos. Uma das atrações da festa é a tradicional Exposição de Orquídeas.

Conheça também outros destinos:

Araçatuba

Ribeirão Pires

São Roque

PETAR

Analândia

Campinas

Ribeirão Preto